Dicas de segurança contra ondas de calor
Saiba como ajudar a manter sua família segura em condições de calor extremo

As ondas de calor são tudo menos diversão sob o sol. O calor extremo pode ser demasiadamente desconfortável e representar sérios riscos para a saúde, especialmente para bebês, crianças, mulheres grávidas e idosos. Sem tomar as devidas precauções, o calor extremo pode causar insolação e, pior ainda, a morte. Como resultado das mudanças climáticas, as ondas de calor estão se tornando mais longas, mais frequentes e mais graves.
Aqui estão algumas dicas de especialistas para ajudar a manter sua família segura durante uma onda de calor, de como reconhecer sinais de insolação e sobre quais ações você deve tomar, se necessário.

Fatos sobre as ondas de calor

O que é uma onda de calor?
As ondas de calor acontecem quando a temperatura está acima do normal por vários dias seguidos.
O que causa uma onda de calor?
As ondas de calor resultam da retenção de ar quente na atmosfera e são um fenômeno climático natural. As ondas de calor estão aumentando em intensidade e frequência devido às mudanças climáticas.
Quem corre maior risco com as ondas de calor?
Muito calor é perigoso para a saúde de todos. Bebês, crianças, mulheres grávidas e idosos são especialmente vulneráveis ao estresse térmico.
Muito calor pode ser mais perigoso para bebês e crianças do que para adultos. A desidratação pode ter sérias consequências para eles, incluindo a morte. O corpo das crianças tem mais dificuldade em regular a temperatura do que o dos adultos e, por isso, meninas e meninos dependem dos adultos para ajudar a protegê-los do calor.
O que fazer em casos de ondas de calor

Esteja preparado(a)
- Saiba quão quente e úmido vai ficar hoje, esta semana e este mês para ajudar a planejar atividades externas.
- Saiba como obter ajuda. Anote as informações de contato do profissional de saúde ou serviço de ambulância/transporte mais próximos.
Mantenha sua casa fresca
- Sempre que possível, feche as cortinas durante os períodos mais quentes do dia e abra as janelas durante a noite para refrescar a casa.
- Use ventiladores e aparelhos de ar-condicionado, se disponíveis.
Proteja-se do calor
- Não saia durante os horários mais quentes do dia, se puder evitar. Tente organizar suas atividades mais cedo ou mais tarde, quando está mais fresco.
- Quando estiver ao ar livre, use protetor solar e tente ficar na sombra ou use chapéus e guarda-chuvas para proteção.
Mantenha-se fresco(a) e hidratado(a)
- Beba água em intervalos regulares, antes de sentir sede.
- Em casos de calor, roupas muito quentes podem acelerar a desidratação e o aumento da temperatura corporal. Use roupas leves e soltas. Em dias quentes, o algodão é um material ideal para reduzir a dermatite relacionada ao calor e absorver a transpiração. Da mesma forma, são recomendados lençóis de algodão. Tecidos não respiráveis devem ser evitados.
- Leve consigo uma garrafa de água e uma toalha pequena para se hidratar e se refrescar, colocando a toalha molhada no pescoço.
Dicas para bebês, crianças e mulheres grávidas
Bebês e crianças |
|
SIM, verifique regularmente se seu filho ou filha está desidratado(a). A criança apresenta: boca seca, saliva espessa, sede intensa, urina escura, olhos sem brilho, irritabilidade e fraqueza. Pode também apresentar febre alta, tonturas ou respiração rápida. Se ela apresentar esses sinais e sintomas, procure imediatamente ajuda de um(a) profissional de saúde. SIM, certifique-se de que seu filho ou filha esteja vestido(a) com roupas leves e soltas – isso ajuda a prevenir dermatites causadas pelo calor e pelo aumento excessivo da temperatura corporal. SIM, verifique se seu filho ou filha está bem hidratado(a). As crianças nem sempre reconhecem os sinais de desidratação e estresse térmico. Amamente exclusivamente bebês menores de 6 meses. As mães que amamentam devem beber bastante água, pois a desidratação pode afetar a produção de leite materno. Crianças com 6 meses ou mais devem beber água regularmente ao longo do dia. |
NÃO dê medicamentos a bebês se apresentarem sinais de superaquecimento sem consultar profissional de saúde. NÃO deixe bebês e crianças em espaços fechados e sem ventilação, como carros ou quartos com janelas fechadas. NÃO deixe seus filhos e filhas brincarem ao ar livre por longas horas quando está calor e sem ficar de olho neles. Faça com que descansem a cada 30 minutos quando fizerem exercícios ou brincarem ao ar livre. Praticar exercícios ou brincar em altas temperaturas pode levar rapidamente à desidratação e a consequências graves. |
Mulheres grávidas |
|
SIM, agende suas consultas médicas e quaisquer outras tarefas durante os horários mais frios do dia para evitar expor você e seu bebê ao calor excessivo. SIM, durma em áreas mais frias, como nos andares inferiores do prédio, quando possível. |
NÃO faça muita atividade quando estiver calor lá fora. Tente evitar sair se a temperatura estiver acima de 40°C. É importante descansar quando possível e dividir as cargas de trabalho com outras pessoas. As gestantes podem praticar exercícios com intensidade baixa ou moderada, desde que se sintam confortáveis e estejam se hidratando e descansando adequadamente. |
Sinais e sintomas de doenças relacionadas ao calor

Sintomas graves de estresse térmico requerem cuidados urgentes.
Se um membro da família apresentar algum dos sintomas graves abaixo, você deve chamar uma ambulância ou providenciar outro meio de transporte para um centro de saúde imediatamente.
Confie nos seus instintos e não hesite em pedir assistência médica.
Sintomas de doenças relacionadas ao calor
Sintomas mais leves – trate em casa |
Sintomas graves – leve ao hospital imediatamente |
---|---|
População em geral |
|
|
|
Bebês e crianças pequenas (menores de 3 anos) |
|
|
|
Crianças, adolescentes e jovens (entre 4 e 19 anos) |
|
|
|
Mulheres grávidas |
|
|
|
Como tratar insolação e doenças relacionadas ao calor

Siga os seguintes passos para ajudar seu ente querido a se refrescar, reidratar e se recuperar:
1. Refresque a pessoa e procure ajuda de um profissional de saúde rapidamente se apresentar sintomas graves
Se um membro da família apresentar sintomas graves de doenças relacionadas ao calor, é importante refrescá-lo primeiro e depois transportá-lo.
Ajude a pessoa a sentar-se ou deitar-se em uma área fresca, na sombra e com boa ventilação. Feche as cortinas para criar mais sombra. Ligue um ventilador ou ar-condicionado, se disponível. Aplique toalhas molhadas na cabeça, pescoço, axilas e virilha.
Bebês e crianças: Remova as camadas externas da roupa.
Mulheres grávidas: Peça-lhes que retirem o excesso de roupas, em um espaço privado, se possível. Faça-as deitar-se sobre o lado esquerdo ou inclinar-se para a esquerda.
Se a pessoa estiver inconsciente ou vomitando, deite-a de lado até a chegada do transporte para o centro de saúde.
Se não houver sintomas graves, trate em casa e siga para a Etapa 2: Baixe a temperatura.
2. Baixe a temperatura
Leve a pessoa para um local fresco, caso ainda não o tenha feito. Feche as cortinas para criar mais sombra. Ligue um ventilador ou ar-condicionado, se disponível.
Coloque toalhas úmidas ou aplique água fria no corpo, principalmente na cabeça, pescoço, axilas e virilha. Troque as toalhas ou mergulhe-as regularmente em água fria para manter o corpo em contato com a água fria.
Se disponível, use um ventilador ou um borrifador para borrifar o corpo com água morna enquanto o seca com um ventilador. Coloque gelo ou toalha úmida no pescoço, sob as axilas e na virilha com o ventilador ligado. Abane manualmente o corpo da pessoa se não houver ventilador.
Mãos e pés podem ser colocados em recipientes com água fria para ajudar a resfriar o corpo mais rapidamente. Crianças mais velhas e adultos podem ser imersos em água fria (mas NÃO gelada), se disponível, ou tomar um banho frio.
NÃO mergulhe bebês e crianças pequenas em água muito fria.
NÃO aponte o ventilador para o rosto, principalmente de bebês.
NÃO dê paracetamol/acetaminofeno sem orientação do seu médico.
Siga para a Etapa 3: Reidrate.
3. Reidrate
Bebês com menos de 6 meses: Amamente o bebê para reidratá-lo. Incentive a mãe a também beber mais água, especialmente se estiver amamentando.
Bebês com mais de 6 meses e crianças: Dê água ao seu bebê ou criança em pequenas quantidades para ajudá-los a se acostumar com o líquido. Evite bebidas adoçadas. Se a criança suou muito, estiver apresentando vômitos ou diarreia, alterne a oferta de água com o sal de reidratação oral (SRO).
Crianças mais velhas e mulheres grávidas: Adicione SRO à água se estiverem suando excessivamente. Elas devem beber 100 ml de SRO a cada cinco minutos até que pareçam melhores.