Violência sexual contra crianças é crime e deixa traumas para toda a vida
UNICEF reforça que cada criança que sofre essa violência precisa de acolhimento, proteção e que seus direitos sejam garantidos

Toda criança tem direito a uma infância segura. Tem direito de ser criança, brincar, aprender e ser protegida contra qualquer forma de violência. Infelizmente, no Brasil, uma criança ou adolescente é vítima de violência sexual a cada 15 minutos (Disque 100). A maioria dos casos acontece dentro de casa, e o agressor é conhecido ou alguém da família.
A violência sexual deixa traumas para a vida toda. Essas meninas (e meninos) não devem ser revitimizadas ou expostas. Elas precisam de acolhimento, cuidado e que seus direitos sejam garantidos.
Cada um de nós é responsável por mudar essa realidade.
Mantenha um diálogo com crianças e adolescentes, esteja atento, observe qualquer mudanças nas reações deles, e não feche os olhos. Se você testemunhar, souber ou suspeitar de violências sexuais, denuncie! O principal canal de denúncias é o Disque 100, mas é possível acionar os Conselhos Tutelares, Ligue 180, Delegacias de Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública, aplicativo Direitos Humanos BR ou ainda o canal da Safernet Brasil para denúncias de crimes online. O importante é não se calar ou se omitir. Esteja atento.
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.