UNICEF, Microsoft e Accenture lançam plataforma gratuita de capacitação profissional para adolescentes e jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social

Parceria pretende formar jovens de 14 a 29 anos em competências para o mundo do trabalho

13 setembro 2023
Foto mostra uma mão no teclado de um laptop
Divulgação

Brasília, 13 de agosto de 2023 – O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a Microsoft e a Accenture lançam uma plataforma digital de formação profissional para adolescentes e jovens de 14 até 29 anos, de todo o Brasil, em situação de vulnerabilidade social. A plataforma Passaporte para o Futuro está integrada à estratégia Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF, voltada à inclusão produtiva de adolescentes e jovens no mundo do trabalho decente.

A plataforma proporcionará cursos gratuitos e certificados, que complementam os currículos escolares. No mesmo ambiente digital, os jovens certificados poderão acessar oportunidades de aprendiz, estágio e emprego em mais de 100 empresas e 1.800 municípios parceiros da iniciativa 1MiO.

“O Brasil tem hoje a maior geração de jovens da sua história, são mais de 47 milhões entre 15 e 29 anos. A capacitação profissional é uma das condições mais importantes para que eles possam acessar o mundo do trabalho decente. A parceria do UNICEF com a Accenture e a Microsoft visa oferecer uma estratégia para essa formação profissional, que alia os interesses dos jovens às demandas do setor produtivo”, afirma Gustavo Heidrich, oficial de Programas do UNICEF e coordenador da iniciativa 1MiO.

Os cursos do Passaporte para o Futuro no Brasil serão alinhados às competências exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A frente de formação profissional está ancorada nas premissas Estrutura Global de Habilidades Transferíveis do UNICEF, que apresenta quatro habilidades que envolvem a formação de crianças, adolescentes e jovens, que são habilidades fundamentais, habilidades transferíveis, habilidades específicas para do mundo do trabalho e habilidades digitais. Os cursos disponíveis abordam diferentes temáticas, tais como: Empreendedorismo Social, Projeto de Vida, Tecnologia e Cultura Digital, Direitos Humanos e Mundo do Trabalho. E os adolescentes e jovens poderão selecionar as trilhas que dialoguem com as suas necessidades e anseios profissionais. Na plataforma 1 MiO, poderão conectar seus aprendizados com oportunidades de trabalho decente.

A plataforma faz parte de uma parceria global do UNICEF com a Accenture e a Microsoft, que está também presente na Índia. No Brasil, o objetivo é certificar jovens até 2025 sobretudo nos territórios prioritários de atuação do UNICEF no Brasil, como a Amazônia, o Semiárido e grandes centros urbanos.

“O projeto no Brasil tem como premissa ouvir constantemente adolescentes e jovens para definir conteúdo, metodologias e tecnologias na plataforma, garantindo e priorizando a participação daqueles em situação de vulnerabilidade, como, negros, mulheres, pessoas LGBTQIA+, jovens com deficiência entre outros”, explica Juliana Sartori, oficial de Programas do UNICEF e coordenadora do Passaporte para o Futuro.

Trilhas de aprendizagem – A estratégia do Passaporte para o Futuro oferecerá trilhas de aprendizagem desenvolvidas com diversos parceiros, além da Microsoft e Accenture, como a Aliança Empreendedora, Artemísia e Fundação Roberto Marinho. Além de o modelo 100% online, serão oferecidas modalidades presenciais e híbridas nos territórios parceiros do UNICEF.

“Buscamos promover a inclusão produtiva de jovens talentos em situação de vulnerabilidade social de diferentes regiões do Brasil, dando acesso a oportunidades e conteúdos transformadores e relevantes para o mercado de trabalho. Esta ação é parte do nosso compromisso global ‘Skills to Succeed’, que visa equipar pessoas com as competências necessárias para ingressar no mundo do trabalho ou empreender”, diz Matthew Govier, líder de ESG e diretor da Accenture América Latina.

“Entre os objetivos prioritários da Microsoft está preparar os jovens de hoje para as oportunidades atuais e futuras do mercado de trabalho. Desenvolver habilidades em tecnologia é fundamental tanto para aqueles que pretendem trabalhar na iniciativa privada, quanto no setor público, ou empreender. Nosso foco está em fornecer autonomia e empoderar jovens de comunidades historicamente excluídas, por meio da educação, ampliar os seus horizontes de possibilidades, mostrando que, sim, é possível acabar com o ciclo de exclusão social”, destaca Lucia Rodrigues, líder de Filantropia da Microsoft Brasil.

Sobre o 1MiO
A iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO), liderada pelo UNICEF, reúne empresas, sociedade civil e governos para criar oportunidades de formação e trabalho decente para jovens de 14 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade, de todo o Brasil. Em dois anos, o 1MiO já reúne mais de 100 empresas e 1.800 municípios parceiros e gerou mais de 200 mil oportunidades. Conheça mais em 1mio.com.br.

Contatos para a imprensa

Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.