UNICEF e Prefeitura de São Paulo celebram iniciativa em Cidade Tiradentes

Parceria #AgendaCidadeUNICEF foi firmada em maio deste ano e nesta terça-feira, 9 de agosto, reuniu crianças, adolescentes, jovens, moradores e profissionais de Cidade Tiradentes em evento comunitário

11 agosto 2022
Foto mostra um grupo de pessoas posando para uma foto. As mulheres na frente estão agachadas. Entre elas, a embaixadora do UNICEF no Brasil Thaynara OG e a chefe do escritório do UNICEF em São Paulo, Adriana Alvarenga.
UNICEF/BRZ/Alécio Cezar

São Paulo, 11 de agosto de 2022 – A Prefeitura Municipal de São Paulo e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveram nesta terça-feira, 9 de agosto, evento aberto ao público para apresentar e celebrar a iniciativa #AgendaCidadeUNICEF com adolescentes, jovens, moradores e profissionais de Cidade Tiradentes, na Zona Leste da cidade. Ao todo, mais de 400 adolescentes e jovens de escolas públicas do território participaram, além de profissionais de educação e moradores.

O evento, que fez parte da programação da Semana das Juventudes do município, ocorreu no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes com a participação de Rodrigo Garcia, governador de São Paulo; Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Lucas Sorrillo, subprefeito de Cidade Tiradentes; Alexis Vargas, secretário executivo do Governo; Soninha Francine, secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania; Aline Cardoso, secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Aline Torres, secretária municipal de Cultura; e Fernando Padula, secretário de Educação. Também estiveram presentes representantes do UNICEF Brasil, incluindo Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo, e Thaynara OG, embaixadora do UNICEF Brasil.

A #AgendaCidadeUNICEF visa fortalecer e integrar políticas públicas destinadas a crianças e adolescentes mais vulneráveis, criando oportunidades e prevenindo violências que afetam sua vida. A parceria para a cidade de São Paulo, firmada em maio deste ano, prevê a realização de ações integradas, até 2024, nas áreas de educação, inclusão socioprodutiva, proteção contra violência, além de saúde e bem-estar. A atuação na capital paulista terá como foco o território de Cidade Tiradentes – escolhido, juntamente com a prefeitura, com base em indicadores sociais. Hoje, Cidade Tiradentes abriga mais de 211 mil habitantes, sendo 71.500 meninas e meninos de até 17 anos.

“O trabalho do UNICEF com a Prefeitura nos ajudará a definir os indicativos e avançar na melhora das condições da infância e da adolescência em Cidade Tiradentes. Garantir direitos e oportunidades é a melhor forma para que sonhos se transformem em realidade", afirma Ricardo Nunes, prefeito da Cidade de São Paulo.

"Desde que assinamos a parceria com a prefeitura em maio deste ano, já tivemos diversas reuniões de apresentação da #AgendaCidadeUNICEF, mas este evento com mais de 400 adolescentes e jovens de Cidade Tiradentes foi, sem dúvida, o mais especial até o momento. Nossa parceria não é só com a gestão pública, nossa parceria é com a população local também, principalmente com os mais novos, sejam crianças, adolescentes ou jovens. Até 2024, não queremos construir apenas algo para eles. Queremos construir algo com eles", enfatiza Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

Os desafios das juventudes da cidade de São Paulo
Durante o evento celebrativo desta terça-feira, 9 de agosto, também ocorreu uma roda de conversa entre a embaixadora do UNICEF no Brasil Thaynara OG e adolescentes e jovens de Cidade Tiradentes com o objetivo de debater sobre os desafios das juventudes de São Paulo, principalmente sobre inclusão no mundo do trabalho, destacando os efeitos da pandemia de covid-19.

"Meu recado para os jovens de Cidade Tiradentes é: participem dos projetos que serão promovidos pela #AgendaCidadeUNICEF, que veio para mapear os desafios e as potencialidades desse território e para garantir direitos, como o direito de acesso à educação, à saúde e de inserção no mundo do trabalho"

Thaynara OG, embaixadora do UNICEF no Brasil

Ações integradas no território
Com 71.500 crianças e adolescentes de até 17 anos, o território de Cidade Tiradentes foi escolhido por seus indicadores sociais desafiadores e pelas potencialidades locais. Para prevenir e reduzir as múltiplas violências que afetam a vida das crianças e dos adolescentes, a iniciativa propõe um esforço integrado de diferentes áreas e secretarias municipais, com participação ativa da sociedade civil, da comunidade e das próprias crianças e dos próprios adolescentes.

Na última semana, em 4 de agosto, foi divulgado no Diário Oficial decreto instituindo o Comitê Intersetorial da #AgendaCidadeUNICEF em São Paulo, com representantes de nove secretarias municipais: Governo, Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Cultura (SMC), Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDTE), Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Educação (SME), Esportes e Lazer (SEME), Relações Internacionais (SMRI) e Saúde (SMS). Com participação do UNICEF, o comitê vai definir e coordenar a implementação de um plano de ação integrado para os próximos três anos.

Por meio da parceria, o UNICEF disponibilizará apoio técnico, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais – numa contribuição para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Projetos e programas que já ocorrem em parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o UNICEF passam a fazer parte da #AgendaCidadeUNICEF e serão intensificados no território de Cidade Tiradentes a partir de agora, como, por exemplo, a Busca Ativa Escolar, o fortalecimento das redes de proteção, a mobilização de adolescentes e jovens, e a promoção de oportunidades por meio da plataforma 1MiO – Um Milhão de Oportunidades.

Além da capital paulista, estão se somando à iniciativa as cidades de Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.