UNICEF e ministérios assinam acordo para combater racismo na primeira infância

A parceria prevê a capacitação de profissionais de saúde, assistência social e educação sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil

20 novembro 2023
Grupo de pessoas posa para a foto.
UNICEF/BRZ/Sonia Yeo
Em 20 de novembro de 2023, o UNICEF e os Ministérios da Igualdade Racial (MIR), da Saúde (MS), da Educação (MEC), dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) oficializam a parceria da estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista durante o evento O Brasil pela Igualdade Racial, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Brasília, 20 de novembro de 2023 – No Dia Nacional da Consciência Negra e Dia Mundial da Criança, celebrado nesta segunda-feira (20/11), o UNICEF e os Ministérios da Igualdade Racial (MIR), da Saúde (MS), da Educação (MEC), dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinam um memorando de entendimento para oficializar a parceria da estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista. A cerimônia de assinatura ocorre durante o evento O Brasil Pela Igualdade Racial, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O memorando firma um acordo de cooperação intersetorial e interministerial para implementar ações focadas na promoção de uma primeira infância antirracista. Isso inclui a capacitação de profissionais de saúde, assistência social e educação sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil a partir da primeira infância e práticas antirracistas nesses serviços.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, destacou a importância da iniciativa. “O projeto Primeira Infância Antirracista é fundamental para a proteção de crianças negras que precisam lidar com o racismo antes mesmo de compreendê-lo. É de extrema importância ter profissionais preparados e letrados para lidar com nossas crianças, compreendendo suas especificidades e trabalhando na proteção desses meninos e meninas”, pontuou.

A parceria também prevê a realização de seminários e eventos no Brasil em capitais de estados e municípios prioritários, além de a produção e disseminação de materiais relacionados a práticas antirracistas nos serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas, com especial atenção à primeira infância.

“O racismo impacta meninas e meninos desde os primeiros anos de vida. É urgente cortar o mal pela raiz para garantir plenamente os direitos de crianças e adolescentes. O acordo que estamos assinando hoje, no Dia Nacional da Consciência Negra e Dia Mundial da Criança, é significativo, um passo fundamental para que o Brasil garanta a proteção integral da primeira infância contra o racismo e a discriminação”, diz o representante do UNICEF no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil.

O evento conta com a presença do ator e embaixador do UNICEF Bruno Gagliasso e de três jovens ativistas do UNICEF no Brasil, Maria Eduarda Silva, jovem negra de 19 anos, estudante e ativista de Pernambuco; Erick Patrick Felix Soares, jovem negro de 20 anos, ativista do Rio de Janeiro; Tainara da Costa Cruz, jovem indígena e estudante de 19 anos do povo omagua kambeba e ativista do Amazonas.

Sobre a estratégia PIA
A estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista é uma iniciativa do UNICEF Brasil, em parceria com o Instituto Promundo, e tem como objetivo chamar a atenção de profissionais brasileiros da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir, de fato, um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnicas e raciais das crianças e suas famílias, apoiando mães, pais ou cuidadores a exercer uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil.

Contatos para a imprensa

Luana Ribeiro Piotto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.