Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores inicia segunda fase na Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo

Objetivo é alcançar 3 mil estudantes com mensagens sobre prevenção de violências

30 maio 2023
Foto mostra um monte de jovens reunidos, posando para a foto.
EDN/Pedro Paquino

São Paulo, 30 de maio de 2023 – Começaram em maio as oficinas da segunda fase da Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores da Cidade Tiradentes, que é fruto do Passa a Visão – uma iniciativa do UNICEF em parceria estratégica com o Ministério Público do Trabalho e em parceria de implementação com a ONG Serenas. O projeto visa implementar metodologias de mudança de comportamento social para a prevenção das múltiplas formas de violência contra crianças e adolescentes.

O Passa a Visão faz parte do plano de ação da #AgendaCidadeUNICEF – uma parceria entre o UNICEF e a Prefeitura de São Paulo com o objetivo de levar oportunidades e garantir direitos de crianças e adolescentes na Cidade Tiradentes, território prioritário da iniciativa. Em 2022, a Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores alcançou mais de 23 mil moradores do território, incluindo famílias, crianças e adolescentes, por meio de uma campanha sobre enfrentamento do racismo, trabalho infantil, violência psicológica e importunação sexual.

Neste ano, o objetivo é alcançar pelo menos 3 mil estudantes de escolas públicas do território com mensagens sobre prevenção de abuso e exploração sexual, trabalho infantil doméstico e violência doméstica contra meninas e relacionamentos abusivos entre jovens. O projeto também promoverá a sensibilização de atores-chave nesses temas. Para se capacitarem para desenvolver e disseminar as mensagens, os adolescentes e jovens participarão de 13 encontros formativos e de espaços de debates e incidência em políticas públicas.

“Ter os adolescentes e jovens como protagonistas na disseminação de mensagens confiáveis para a prevenção das diversas formas violência significa que estamos promovendo um diálogo do território para o território e garantindo o direito deles de ser ouvidos. Estamos animados com esta segunda fase e por direcionar nossos esforços para as escolas”, explica Adriana Alvarenga, chefe do escritório do UNICEF em São Paulo.

“Parece-nos muito assertivo focar na temática de violências contra meninas. Registros feitos entre 2019 e 2021 apontam que elas compõem o maior número de vítimas de crimes de estupro, maus-tratos e violência doméstica. Vamos colocar bastante energia na formação da rede de jovens para que essa juventude possa disseminar mensagens sobre prevenção e enfrentamento dessas violências no território – em especial, nas escolas”, afirma Isabella Santiago, diretora Institucional da organização Serenas.

Ministério Público do Trabalho
O Ministério Público do Trabalho (MPT) tem como atribuição fiscalizar o cumprimento da legislação trabalhista quando houver interesse público, procurando regularizar e mediar as relações entre empregados e empregadores, seja no âmbito judicial ou administrativo. Compete também ao MPT propor as ações necessárias à defesa dos direitos e interesses das crianças, dos adolescentes, dos incapazes e dos indígenas, decorrentes de relações de trabalho.

Serenas
A Serenas é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que capacita e mobiliza adolescentes e jovens, governos e a sociedade civil para que as meninas – especialmente meninas negras, indígenas e periféricas – estejam fortalecidas em um Brasil livre de violências, discriminação e opressão baseada no gênero.

Contatos para a imprensa

Mayara Barbosa
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (11) 98375 5610

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.