ACREDITE! VOCÊ TEM O PODER DA MUDANÇA.
Click to close the emergency alert banner.

Governo Britânico, UNICEF e Unilever juntos no combate à covid-19 em comunidades vulneráveis no Pará e Amazonas

Parceria terá foco prioritário em 23 municípios amazônicos gravemente afetados pela pandemia

11 fevereiro 2021

Brasília, 11 de fevereiro de 2021 – O Governo Britânico anunciou nesta quarta-feira (10) a doação de mais £200 mil (cerca de R$1,4 milhões) para a parceria já existente com o UNICEF e Unilever para combate e prevenção à covid-19 na Região Norte do Brasil, que tem sido gravemente impactada pela pandemia.

Com os recursos, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) vai ampliar suas ações de mobilização de comunidades afetadas em 23 municípios – incluindo Manaus – para engajar famílias, pais, adolescentes e população para que reforcem as práticas protetivas e de prevenção à infecção pelo coronavírus. A ideia é reforçar a importância de comportamentos, atitudes e hábitos de cuidados de higiene para a prevenção para mais de 3,5 milhões de pessoas, sendo 1,2 milhão de crianças e adolescentes de até 19 anos, em diferentes situações de vulnerabilidade. O trabalho terá um foco especial em populações como indígenas, ribeirinhas e das periferias dos centros urbanos, além de apoiar o retorno seguro das crianças para as salas de aula e apoio para as equipes de saúde.

A aliança também promoverá a importância da vacinação contra a covid-19 e mobilizará a mídia e influenciadores locais para estimular a adesão aos esforços das autoridades de saúde para a imunização.

Com o novo investimento, a parceria entre o Reino Unido, UNICEF e Unilever no Brasil já mobilizou mais de £700 mil (quase R$5 milhões). A aliança, que hoje recebe um incremento de recursos, não é nova. Em outras partes do mundo, Reino Unido e Unilever já atuaram em 37 países e com 18 ONGs parceiras, além do UNICEF, o Escritório das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres para apoiar comunidades vulneráveis.

"A pandemia é uma crise global e só vai ser solucionada de forma satisfatória com soluções globais. Por isso, é importante identificar as áreas onde a população enfrenta situações de maior vulnerabilidade e contar com parceiros internacionais para mobilizar recursos e investimentos. Fico feliz que possamos potencializar o trabalho do UNICEF e trabalhar ao lado da Unilever para levar informação, políticas públicas e outros recursos como formas de prevenção às pessoas nas áreas mais afetadas", afirma Peter Wilson, embaixador britânico no Brasil.

A estratégia tem por objetivo mobilizar e engajar a população sobre a adoção e reforço de práticas básicas de higiene pessoal que previnem contra a infecção pelo novo coronavírus, assim como outras doenças. Para isso, o UNICEF e parceiros locais promoverão ações de engajamento das comunidades mais afetadas para que sejam reforçadas as medidas de proteção e prevenção.

“Para frearmos a pandemia, principalmente em cidades tão duramente afetada como é o caso de Manaus, é fundamental o envolvimento das próprias comunidades na prevenção. Toda a população, sobretudo aqueles vivendo em comunidades pobres, precisam ter o conhecimento e incorporar no seu dia a dia as práticas de higiene e comportamentos que ajudam na proteção contra a covid e outras doenças. Isso, somado às demais ações de prevenção, é possível evitar a escalada da crise e evitar situações tão extremas como estamos vendo no Norte do País”, afirma a representante do UNICEF no Brasil, Florence Bauer.

Também é parte dessa parceria o desenvolvimento de uma ampla articulação para a realização de projetos e políticas voltadas para garantia de políticas públicas de promoção do acesso a água e saneamento e a promoção da higiene pessoal. O UNICEF implementa programas de Água, Saneamento e Higiene (Ashi, ou Wash em inglês) em muitos países como estratégia fundamental de combate a doenças diarreicas, uma das causas principais de mortalidade infantil. No contexto da covid-19, o Ashi também é fundamental para prevenir uma infecção com o novo coronavírus.

Por meio dessa articulação, o UNICEF e governos locais identificaram vários problemas que deverão ser trabalhados, como o acesso a informações adequadas e acessíveis sobre a prevenção de covid-19 e o controle de infecções. A situação na Amazônica legal é particularmente desafiante devido ao número expressivo de comunidades rurais dispersas e municípios isolados e à falta de estratégias efetivas integradas e coordenadas que reúnam instituições governamentais, setor privado, organização da sociedade civil e associações locais para fortalecer a capacidade de fornecedores e comunidades de acessar serviços de água e saneamento.

Além disso, em parceria com a Unilever, já foi doado mais de 1,5 milhão de produtos de higiene a escolas, unidades de saúde pública e comunidades, beneficiando 555 mil pessoas, em situação de vulnerabilidade, tais como indígenas, quilombolas e ribeirinhas; famílias residentes em áreas rurais de estados e municípios, deficientes, população sem-teto; migrantes e refugiados, bem como crianças e idosos que vivem em áreas urbanas pobres. Junto com as doações dos kits de higiene, foram também entregues materiais informativos, orientando sobre os cuidados na prevenção à covid-19. “A Unilever nasceu com o propósito de contribuir com a saúde e o bem-estar das pessoas. E em uma crise sem precedentes como a que estamos vivendo, é ainda mais importante unir esforços para continuar fazendo o bem, e cumprindo nossa missão de levar saúde e apoio a quem mais precisa”, diz Gerardo Rozanski, presidente da Unilever Brasil. 

Os municípios (veja lista ao final) foram selecionados a partir de uma criteriosa análise do UNICEF que levou em conta os índices de infecção pelo coronavírus e níveis de pobreza e vulnerabilidade social. Esse trabalho se insere na estratégia nacional do UNICEF, que centra sua resposta à pandemia em 150 municípios da Amazônia e Semiárido.

Até o momento, a contribuição do governo britânico para o UNICEF no Brasil nessa área inclui:

  • £ 200 mil em resposta ao Apelo Global do UNICEF para a covid-19, como ajuda humanitária para prevenir e combater o espalhamento da doença em comunidades brasileiras em vulnerabilidade social. Essa ação foi focada em resposta urgente a crise que incluiu distribuição de kits de higiene, apoio logístico e equipamentos de proteção individual para migrantes venezuelanos e outros grupos vulneráveis nas regiões Norte e Sudeste do Brasil.
  • £300 mil como parte da parceria HBCC-WASH, entre a Unilever e o Ministério das Relações Exteriores e Desenvolvimento do Reino Unido, na qual o UNICEF é o parceiro implementador. O foco são as comunidades no Pará e Amazonas. O UNICEF também empregou esses recursos em doações de produtos de higiene pessoal e campanhas educativas, beneficiando mais de 230 mil pessoas nas cidades de Belém e Manaus com doações de mais de 538 mil itens de higiene. Na área de água, saneamento e saúde, esse programa teve como resultados: diagnóstico detalhado de água e saneamento nesses dois estados, com mapeamento sobre a situação das escolas; mobilização e engajamento de atores estaduais (Amazonas e Pará) e municipais (Belém e Manaus) para definição de uma agenda comum voltada para definição de políticas prioritárias de água e saneamento e para o enfrentamento da pandemia.
  • £200 mil (o presente anúncio) para auxiliar na crise sanitária em Manaus e outras áreas críticas de propagação da covid-19 no Pará e Amazonas.

Para nova etapa desta parceria, serão beneficiados 23 municípios do Pará e do Amazonas que concentram o maior aumento do número de casos de covid-19 e baixa estrutura de saúde no atendimento. São eles:

  • No Amazonas: Autazes, Barreirinha, Careiro da Várzea, Coari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaus, Novo Airão, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva.
  • Pará: Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém, Terra Santa.

Contatos para a imprensa

Elisa Meirelles Reis
Especialista de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 98166 1649

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.