Declaração da diretora executiva do UNICEF, Henrietta Fore, sobre as crianças no Afeganistão

23 agosto 2021
No pátio do colégio Peer Mohammad Kakar, em Cabul, no Afeganistão, quatro tendas foram montadas pelo UNICEF, no último dia 14 de agosto, para fornecer às crianças apoio psicossocial e atividades recreativas em meio à turbulência pela qual estão passando.
UNICEF/UN0502901
No pátio do colégio Peer Mohammad Kakar, em Cabul, no Afeganistão, quatro tendas foram montadas pelo UNICEF, no último dia 14 de agosto, para fornecer às crianças apoio psicossocial e atividades recreativas em meio à turbulência pela qual estão passando.

Nova Iorque, 23 de agosto de 2021 – "Hoje, cerca de 10 milhões de crianças em todo o Afeganistão precisam de assistência humanitária para sobreviver. Estima-se que 1 milhão de crianças vai sofrer de subnutrição aguda grave ao longo deste ano e que poderão morrer sem tratamento. Calcula-se que 4,2 milhões de crianças estejam fora da escola, incluindo mais de 2,2 milhões de meninas. Desde janeiro, a ONU já documentou mais de 2 mil violações graves dos direitos das crianças. Aproximadamente 435 mil crianças e mulheres estão deslocadas internamente.

Essa é a triste realidade que as crianças afegãs enfrentam, independentemente dos desenvolvimentos políticos em curso e das mudanças de governo.

Prevemos que as necessidades humanitárias de crianças e mulheres aumentarão nos próximos meses em meio a uma severa seca e a consequente escassez de água, as devastadoras consequências socioeconômicas da pandemia de covid-19 e o início do inverno.

É por isso que, após 65 anos de esforços no Afeganistão para melhorar a vida de crianças e mulheres, o UNICEF permanecerá no local agora e nos dias que virão. Estamos profundamente comprometidos com as crianças do país e há muito mais trabalho a ser feito por elas e para elas.

Milhões de pessoas continuarão precisando de serviços essenciais, incluindo saúde, campanhas de vacinação vitais contra a poliomielite e o sarampo, nutrição, proteção, abrigo, água e saneamento. Nos últimos anos, avanços significativos foram feitos para aumentar o acesso das meninas à educação – é vital que esses progressos sejam preservados e os esforços de advocacy continuem para que todas as meninas no Afeganistão recebam uma educação de qualidade.

Neste momento, o UNICEF está ampliando seus programas vitais para crianças e mulheres – inclusive por meio da prestação de serviços de saúde, nutrição e água para famílias deslocadas. Esperamos expandir essas operações para áreas que antes não podiam ser alcançadas por causa da insegurança.

Pedimos ao Talibã e as outras partes que assegurem que o UNICEF e nossos parceiros humanitários tenham acesso seguro, oportuno e irrestrito para alcançar as crianças que precisam de ajuda onde quer que estejam. Além disso, todos os atores humanitários devem ter espaço para operar de acordo com os princípios humanitários de humanidade, neutralidade, imparcialidade e independência.

Nosso compromisso com as crianças do Afeganistão é inequívoco e nosso objetivo é garantir que os direitos de cada uma delas sejam realizados e protegidos."

###

Contatos para a imprensa

Ester Correa Coelho
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (61) 99122 8671

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.