Dados sobre investimentos em crianças e adolescentes agora estão disponíveis no SIGA Brasil
Parceria entre UNICEF e Ipea reúne informações e gráficos sobre o orçamento destinado para a infância e adolescência do País
Brasília, 28 de outubro de 2022 – O UNICEF, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), desenvolveu uma metodologia que identifica a alocação de recursos públicos da União para primeira infância, crianças e adolescentes no Brasil. Agora, os dados podem ser acessados no portal SIGA Brasil, do Senado Federal, que reúne informações sobre orçamento público e pode ser consultado por qualquer cidadão.
Os painéis mostram gastos por área, como educação, saúde, enfrentamento da pobreza e assistência social, segurança alimentar, proteção dos direitos de crianças e adolescentes, saneamento, esporte, cultura e habitação.
“Com esses dados, será possível ter informação em tempo real e de maneira detalhada da alocação e execução do orçamento por área. Trata-se de um passo importante para melhorar a transparência e contribuir com informações precisas para todas as etapas de elaboração e discussão do orçamento público, de modo a que não se perca de vista o princípio constitucional da prioridade absoluta de crianças e adolescentes nas políticas públicas", afirma Liliana Chopitea, chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação do UNICEF no Brasil.
Acesse os painéis abaixo:
Contatos para a imprensa
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.
Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.