#AgendaCidadeUNICEF será lançada em São Luís

29 novembro 2022
Foto mostra um muro grafitado
UNICEF/BRZ/Emanuelle Rabelo

São Luís, 29 de novembro de 2022 – A Prefeitura de São Luís e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançam, nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, a iniciativa “#AgendaCidadeUNICEF – São Luís para Cada Criança e Adolescente”, que fortalece um conjunto de políticas públicas voltadas para enfrentar e prevenir violências contra meninas e meninos. Em São Luís, o território priorizado pela iniciativa é a macrorregião da Cidade Operária e Cidade Olímpica.

O acordo de cooperação será assinado pelo prefeito de São Luís, Eduardo Salim Braide, e pela representante interina do UNICEF no Brasil, Paola Babos, com a presença de adolescentes e jovens do Coletivo Menina Cidadã e da Fundação Justiça e Paz Se Abraçarão (FJPA), organização de base comunitária da Cidade Olímpica. A parceria prevê, até 2024, a realização de um conjunto de ações integradas nas áreas de educação, saúde e bem-estar, proteção contra violência e inclusão socioprodutiva. Para implementar a iniciativa em São Luís, o UNICEF conta com a parceria da Yara.

Com a iniciativa, o UNICEF disponibilizará cooperação técnica, compartilhamento de metodologias, monitoramento e intercâmbio com outras iniciativas locais e globais, como parte de sua estratégia de cooperação com governos municipais voltada aos centros urbanos. Os projetos e programas que já ocorrem em parceria entre o UNICEF e a Prefeitura passarão a fazer parte da #AgendaCidadeUNICEF e serão intensificados na nova iniciativa. São os casos da Busca Ativa Escolar de crianças e adolescentes que estão em processo de exclusão escolar; da implementação das Unidades Amigas da Primeira Infância (Uapi), que vão aprimorar o atendimento a crianças pequenas em creches e unidades de atenção primária a saúde; e da realização de atividades de formação de lideranças e apoio à saúde mental de adolescentes, com a ampliação dos processos de engajamento de adolescentes e jovens desenvolvidos por meio do Coletivo Menina Cidadã.

O lançamento será na Unidade de Ensino Fundamental Santa Clara, na Cidade Operária, onde ocorrerá uma roda de conversa entre jovens do Coletivo Menina Cidadã com alunos e alunas adolescentes da escola sobre participação social, protagonismo, dignidade menstrual e enfrentamento da violência racial e de gênero. Na ocasião serão entregues absorventes e folhetos sobre autoconhecimento e autocuidado. A solenidade de assinatura da parceria entre a Prefeitura e o UNICEF será realizada a partir das 11h45, quando serão apresentados os membros do Comitê da #AgendaCidadeUNICEF.

Na parte da tarde, na Escola Estadual Maria José Aragão, reforçando as atividades que já vêm acontecendo no território há três anos, adolescentes e jovens líderes do bairro, lideranças sociais, representantes da Defensoria Pública do Estado (DPE), gestor de escola pública, e representante da empresa Yara, parceira do UNICEF na #AgendaCidadeUNICEF em São Luís, estarão juntos em uma roda de diálogo ouvindo o relato das experiências e impactos já alcançados nos bairros.

Como parte da agenda da representante interina do UNICEF no Brasil, Paola Babos terá a primeira reunião de definição dos próximos passos da #AgendaCidadeUNICEF em São Luís no dia 1º de dezembro, às 9h30, com o prefeito Eduardo e equipe. E às 11h, terá reunião com o governador Carlos Brandão e equipe. Será o primeiro encontro do UNICEF com o governador eleito do Maranhão. Na pauta, o Selo UNICEF, que, nesta edição, alcança de forma inédita os 216 municípios do Estado; a importância da Busca Ativa Escolar desenvolvida com a Secretaria de Educação; a importância do esforço em conjunto para reverter a baixa cobertura vacinal sobre a qual o UNICEF vem alertando a cada gestor estadual no Brasil; entre outros projetos.

Serviço
O quê
: Roda de Conversa Coletivo Menina Cidadã e lançamento da #AgendaCidadeUNICEF em São Luís
Onde
: UEB Santa Clara – Escola Municipal Ensino Fundamental, R. Alberto Franco, 1000 – Santa Clara
Quando: Quarta-feira 30 de novembro de 2022, às 9h30 e às 11h45

O quê: Roda de Conversa Coletivo Menina Cidadã
Onde
: Escola Estadual Maria José Aragão, R. 205 Unidade 205, 205 – Cidade Operária
Quando: Quarta-feira 30 de novembro de 2022, às 15h

Contatos para a imprensa

Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
UNICEF Brasil
Telefone: (91) 98128 9022
Fernanda Toyomoto
Oficial de Comunicação
UNICEF Brasil

Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do planeta, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, o UNICEF trabalha para cada criança, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Acompanhe nossas ações no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn e TikTok.

Você também pode ajudar o UNICEF em suas ações. Faça uma doação agora.