Porto Seguro: professores formados para identificar crianças desnutridas.
Professores e outros técnicos de educação recebem ferramentas para fazer o rastreio de casos de desnutrição no município de Ombandja.
O UNICEF, com o financiamento do BFA - Banco de Fomento Angola apoiou a Repartição da Educação de Ombandja, no Cunene, na realização de uma formação para técnicos de saúde e educação sobre rastreio e diagnóstico de desnutrição e saúde mental na infância. .
A formação, enquadrada no Projecto Portos Seguros, teve lugar nos dias 19 e 20 de março e serviu para fornecer aos participantes, métodos simples e eficazes para cuidar da saúde nutricional das crianças nas escolas da região, de forma a melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
“É importante cuidar da nutrição de uma criança, pois isso ajuda no seu desenvolvimento mental e físico. Uma criança nutrida está sempre bem disposta para a aprendizagem e pode participar das actividades lúdicas” reconheceu a professora Armanda Maquilina, uma das beneficiárias da formação.
Durante a formação, para além dos assuntos relacionados com a desnutrição, tratou-se também de temáticas relacionadas ao desenvolvimento da criança com destaque para a escola como espaço de protecção e desenvolvimento e estimulação precoce de crianças de 0-3 anos de idade.
A professora Josimar Chilombo, também beneficiou do treinamento e diz que “uma criança nutrida tem maior capacidade de responder todas as dinâmicas do processo de aprendizagem.”
“Boa saúde, nutrição adequada, segurança e proteção, oportunidades de aprendizagem precoce e cuidado responsável, são componentes essenciais para o desenvolvimento da criança.”
Participaram do treinamento 38 professores, 5 psicólogos e 2 enfermeiros. As actividades foram centradas na criança, reconhecendo a importância de atender as reais necessidades no seu desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social, de maneira envolvente e interactiva, proporcionando oportunidades práticas para aprender e aplicar conceitos relacionados à nutrição infantil.
A nutrição adequada nos primeiros anos de vida é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, fornecendo os nutrientes essenciais para o crescimento físico, mental e emocional. No entanto, dados do Estudo sobre Privações Múltiplas sobrepostas revelam que em Angola, 86% de crianças menores de dois anos não recebem uma alimentação adequada, enfrentando privações que impactam negativamente o seu desenvolvimento físico e a capacidade de aprendizagem.
Neste contexto, é importante compreender o impacto dessas privações na formação e no rendimento educacional das crianças, destacando a necessidade de intervenções eficazes para garantir um futuro saudável e próspero para as gerações futuras.
Júlio Calundungo, professor a 10 anos, também beneficiário da formação, destaca o perigo que a falta de alimentação saudável representa para as crianças, reforça que “isso afecta o crescimento, físico e cognitivo da criança, podendo causar baixo rendimento escolar, ou até mesmo levar ao abandono e à desistência, e desencadeia também sérios problemas de saúde.”
Para colocar em prática o aprendizado adquirido durante o treinamento, o professor pretende começar por “identificar os alunos que estão a enfrentar a desnutrição e ajudá-los de maneira a garantir que recebam o apoio necessário para se manterem engajados na escola,” explica.