O Ministério da Saúde e parceiros realizam de 8 a 11 de Setembro, em todo território nacional, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio para crianças dos Zero aos menores de Cinco anos de idade.

O Ministério da Saúde e parceiros realizam de 8 a 11 de Setembro, em todo território nacional, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio para crianças dos Zero aos menores de Cinco anos de idade.
Com a campanha almeja-se vacinar mais de 5.5 milhões de crianças e para tal foram mobilizados mais de 35 mil técnicos, entre coordenadores, supervisores, vacinadores, logísticos e registadores.
A acção visa dar resposta a prevenção do risco de importação do poliovírus que circula na região de forma persistente nos últimos 3 anos. A campanha é uma intervenção de crucial importância para manter os resultados alcançados pelo país no que concerne a interrupção da circulação do vírus da pólio em Angola, considerando que o país já foi declarado como livre da doença.
Associado a este facto, está também a acumulação de um elevado número de crianças vulneráveis que não são vacinadas adequadamente contra a Pólio, durante a vacinação de rotina, que resulta das lacunas crescentes na cobertura de vacinas e que continua a ser a principal causa e risco para os surtos no país. A organização irá criar postos de vacinação em igrejas, mercados e locais de grande afluxo de pessoas, além do processo de vacinação porta-a-porta.
O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças, pois a vacina é a melhor forma de prevenção contra a pólio, uma doença que afecta o sistema nervoso e deixa a criança deficiente para toda a vida. Não existe tratamento eficaz contra a poliomielite, por isso a importância da prevenção.
O Ministério da Saúde apela ainda para o envolvimento de todos os parceiros nas províncias, municípios, comunas e bairros de todo o país para que a campanha seja exitosa e nenhuma criança fique de fora. “A vacina salva vidas”
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.
Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram.