Informações sobre a Cólera
O que é a cólera? Como é que se previne a Cólera?
O que é a cólera?
A cólera é uma doença muito perigosa para toda a família, causada por um bichinho muito pequeno (Micróbio) que se encontra nas fezes, mas que não se consegue ver sem um aparelho próprio (Microscópio).
Vais aprender como a cólera afecta muitas crianças e pessoas e como podemos prevenir para não apanharmos a doença.
Conversa com os teus amigos e família sobre o que aprenderes aqui. O conhecimento deve ser partilhado com aqueles que estão próximos de nós. Afinal, todos devemos cuidar uns dos outros.
Como se apanha a Cólera?
Pode-se apanhar a cólera através da água ou comida com restos de fezes, ou através das mãos de alguém que não teve o cuidado de as lavar depois de ir à casa de banho e antes de comer. As moscas e outros animais podem também transportar restos de fezes de uma pessoa contaminada para a sua comida ou para a água que bebe.
De uma forma simples, ela transmite-se assim:
- Mexemos em cocó ou alguma coisa suja com cocó, mesmo sem saber.
- Os bichinhos da cólera passam dessa coisa ou do cocó para as nossas mãos.
- Pomos as mãos na boca ou agarramos em alimentos.
- Os bichinhos que passaram para as nossas mãos passam para os nossos alimentos.
- Os alimentos e a água também podem ter apanhado o bichinho da cólera através de moscas, que o carregam.
- Comemos esses alimentos.
- Apanhamos cólera (ou outras doenças).
Quais são os sintomas da Cólera?
A cólera deixa o teu corpo muito fraco. Ficas sem energia para brincar, estudar, passear, ajudar nas tarefas de casa, namorar.
Quando não tratada rapidamente, a cólera pode matar em poucas horas.
Estes são alguns sintomas de cólera:
- Diarreia muitas vezes no mesmo dia;
- As fezes parecem água de arroz (têm cor branca);
- Vómitos;
- Dores na zona da barriga.
"É muito bom quando alguém consegue ajudar um ser humano, é bom trabalhar para melhorar a saúde da comunidade. Eu gosto" - Elka Adolfo, técnica de saúde na província da Zambézia.
Conheça Elka, uma dos 63 profissionais de saúde formados pelo UNICEF na prevenção e resposta à cólera em Moçambique. Após a devastação causada pelo ciclone Freddy, que agravou o surto de cólera, Elka prestou cuidados de saúde urgente, vacinação e sensibilização nas comunidades afectadas, que ajudou a salvar vidas das crianças e famílias afectadas.
Como é que se previne a Cólera?
A cólera se previne da seguinte maneira:
- Use sempre a latrina ou casa de banho para necessidades maiores e menores;
- Lavar sempre bem as mãos com água limpa e sabão ou cinza;
- Beber água fervida ou tratada com produto Certeza;
- Lavar muito bem os alimentos antes de os comer;
- Cortar as unhas para que o bichinho que causa a cólera não se esconda debaixo delas;
- Tomar banho com água limpa e sabão.
Lembra-te, se a água que usas em casa vem de um poço, não se deve fazer xixi ou cocó perto do poço ou fontenário. O poço deve ser muito bem tapado quando não estiver a ser usado. Os baldes usados para tirar água devem estar limpos – evita poisá-lo no chão antes de o meteres dentro do poço. Se houver água parada à volta do poço ou fontenário, podes tapá-la com terra, para evitar doenças. Toda a água que a tua família usa para beber e cozinhar deve ser guardada num balde ou outro recipiente limpo e deve ser tapada.
Cuida da tua higiene, corta as unhas para que estejam sempre curtas. O bichinho que causa a cólera gosta muito de se esconder debaixo das unhas. Não brinques em lugares com lixo ou que outras pessoas usam para fazer xixi ou cocó, nem tomes banho em valas de drenagem ou outro tipo de água suja. Toma banho com água limpa e sabão, se possível. Lembra-te de lavar bem todas as partes do corpo.
Fala com a tua família sobre isto.
Como é que se trata a Cólera?
A cólera pode ser tratada da seguinte forma:
- Reidratação, isto é, substituição imediata dos fluidos e sais perdidos devido aos vômitos e diarreia. É importante tomar muitos líquidos, incluindo a mistura (soro oral) e o leite materno nos casos dos bebés.
- Muitas pessoas pensam que os líquidos, incluindo o leite materno vão aumentar a diarreia ou os vómitos, mas na verdade são essenciais para recuperar as forças. Para os bebés até aos 6 meses, mesmo com diarreia, é importante que continuem a ser amamentados só e só com leite do peito.
- Se estiver com diarreia frequente, dirigir-se de imediato à unidade sanitária para análise e tratamento.
- Seguir as recomendações médicas para os pacientes em alta e permitir ao pessoal de saúde de desinfetar a tua casa.