Paternidade Responsável

Seja um pai responsável, registe o seu filho e garanta o acesso da sua criança a direitos como a educação, saúde e protecção

O pai Obed abraça a sua bebé de 1 ano de idade, Emanuela, em Accra, Gana

A fuga à paternidade afecta a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças angolanas. Um exemplo é o registo de nascimento. Em Angola, apenas uma em cada quatro crianças com menos de 5 anos são registadas, de acordo com o Recenseamento Geral da População e Habitação de Angola (Censo 2014).

Um estudo realizado como parte do Programa Nascer com Registo mostrou que a fuga à paternidade é uma das causas desse baixo número. 

A falta de registo tem consequências graves no acesso a outros direitos como a educação, saúde, protecção e o desenvolvimento da criança.

A campanha Paternidade Responsável pretende encorajar os homens a registar os seus filhos e garantir a essas crianças as oportunidades a que elas têm direito.

Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, financiada pela União Europeia e com apoio técnico do UNICEF.

 

Quem promove a #PaternidadeResponsável

Ligar ao vídeo no seu sítio de origem
Campanha Paternidade Responsável
O músico e artista angolano Anselmo Ralph participa da campanha Paternidade Responsável, que incentiva os pais a garantir o registo de nascimento aos seus filhos.
Ligar ao vídeo no seu sítio de origem
Campanha Paternidade Responsável
Mateus Rodrigues, porta-voz do Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional, participa da campanha Paternidade Responsável

Como posso participar da campanha?

1) No caso dos pais, registe as suas crianças em maternidades ou nas conservatórias.

2) Encoraje os amigos, familiares e membros da sua comunidade a registar os seus filhos.

3) Divulgue as mensagens da campanha nas suas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc.).

O que é um pai responsável?

Um pai responsável é um pai presente na vida da criança, paciente e carinhoso. É um pai que regista a sua criança e participa do seu desenvolvimento, ou seja, acompanha a criança no momento da vacina, acompanha as tarefas da escola, educa com paciência e participa dos momentos de lazer. 

Logo da campanha Paternidade Responsável
Campanha Paternidade Responsável
Paternidade Responsável: EU APOIO