IoGT: UNITEL e UNICEF assinam memorando para acesso gratuito à informação sobre saúde, protecção e desenvolvimento da criança

18 Dezembro 2020
Internet que kuia
UNITEL

A UNITEL e o UNICEF assinaram no dia 15 de Dezembro, um Memorando de Entendimento com vista a assegurar o acesso gratuíto a conteúdos que contribuem para a sobrevivência e desenvolvimento da criança por meio da plataforma Internet que Kuia (Internet of Good Thinks – IoGT), gerida pelo UNICEF.

Trata-se da renovação de um acordo que existe desde Julho de 2018, e que permite que os Clientes da UNITEL acedam gratuitamente a informações de saúde, higiene, prevenção da COVID-19, entre outros assuntos.

A Internet que Kuia (internetquekuia.org ) é o nome nacional para a iniciativa Internet of Good Things, lançada em 2015 pelo UNICEF e que leva informação à população de mais de 63 países em parceria com operadores de telecomunicações, como a UNITEL.

Para Ivan Yerovi, representante do UNICEF em Angola, a renovação desta parceria terá um impacto importante na vida das crianças.

¨Em cerca de 60 países a plataforma é acedida sem que se cobre saldo de dados e o conteúdo da plataforma já foi disponibilizado em 13 línguas. Apelamos aos Jornalistas para que usem os vossos programas de informação para promover esta plataforma pois, quanto mais informada for uma sociedade, mais chances temos de proteger as crianças¨, salientou.

Ao acederem à plataforma, os Clientes UNITEL não gastam saldo de dados, ou seja, se houver saldo no telemóvel, este não é cobrado.

O acesso à informação é um importante motor para o desenvolvimento de um País e para a melhoria nos indicadores sociais, através de cidadãos bem informados e participativos.

Em representação da UNITEL, Cecília Fernandes, Gestora Sénior do Departamento de Responsabilidade Corporativa, destacou a importância da tecnologia para o desenvolvimento e formação das crianças.

¨Foi com grande satisfação que recebemos o convite da UNICEF para apoiar este projecto especifico que é a Internet que Kuia. Acreditamos que com a tecnologia conseguimos replicar em Angola, programas ajustados às necessidades das nossas crianças¨, concluiu.

O princípio da Internet que Kuia é simples: a informação pode mudar a vida das pessoas. Uma mãe com informação pode proteger o seu bebé de várias doenças; um líder comunitário com informação pode mudar a vida da sua comunidade ao provocar mudanças positivas de comportamento; um adolescente informado pode ajudar os amigos e colegas a evitar o VIH e a acabar com mitos relacionados à sexualidade, enquanto as crianças podem aprender sobre os seus direitos.

A Internet que Kuia fornece conteúdo educacional totalmente gratuito, regularmente actualizado, ajudando assim a conectar as pessoas de forma simples.

A parceria entre a UNITEL e o UNICEF está integrada nos princípios de actuação das duas instituições, sendo que de Janeiro à Novembro de 2020, foram contabilizados 93 000 usuários na plataforma.

Contacto para os media

Heitor Lourenço
Oficial de Comunicação
UNICEF Angola
Telefone: +244 936 836 015

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e bem-estar de todas as crianças, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir este nosso compromisso em acções concretas, centrando especialmente os nossos esforços em chegar às crianças mais vulneráveis e marginalizadas, para o benefício de todas as crianças, em qualquer parte do mundo.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho, siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram.