136,800 doses de vacinas contra a COVID-19 doadas pela França chegam à Guiné-Bissau

Bissau, 25 de Março de 2022: Hoje, 136,800 doses da vacina Johnson & Johnson/Janssen (J&J/JANSSEN) contra a COVID-19 chegaram à Guiné-Bissau. As vacinas foram doadas pelo Governo de França através da plataforma COVAX, mecanismo no qual, o UNICEF é a entidade responsável pela aquisição e transporte das vacinas. Esta doação de vacinas é mais uma representação dos esforços contínuos para proteger a população da Guiné-Bissau da COVID-19.
“Este donativo vai reforçar a quantidade de doses de vacinas COVID-19 disponíveis ao nível do país, num momento em que decorre a vacinação em todo o território nacional”, disse o Embaixador da França para a Guiné-Bissau, Sr. Terence Wills.
“Estamos grato ao Governo da França por esta generosa doação de vacinas para a Guiné-Bissau pois é mais um sinal claro rumo à equidade no acesso às vacinas contra a COVID-19 a países com menos recursos”, disse Etona Ekole, Representante do UNICEF. Esta doação vai permitir continuar a vacinar um grande número de pessoas num curto espaço de tempo, uma vez que se trata de uma vacina de dose única. Desta forma, apelo a todos os que são elegíveis para serem vacinados", concluiu a mesma.
Em março a Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou para uso emergencial a vacina desenvolvida pela Jonhson & Jonhson/Janssen. Foi a primeira vacina contra a COVID-19 em regime de dose única o que é uma clara vantagem para a logística da vacinação.
A iniciativa COVAX representa uma parceria entre a Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI), a Aliança Global para as Vacinas (GAVI), a OMS e o UNICEF, com financiamentos dos Estados Unidos da América, União Europeia, Banco Mundial, União Africana e outros parceiros. Esta entrega é um mais um passo em direção ao objetivo de garantir a distribuição equitativa das vacinas contra a COVID-19 em todo o mundo, naquela que será a maior operação de compras e distribuição de vacinas da história, no quadro de um esforço sem precedentes para distribuir, à escala mundial, pelo menos 2 bilhões de doses de vacinas contra a COVID-19, até o final de 2021.
“A iniciativa COVAX tem sido um parceiro fundamental na distribuição de vacinas de forma equitativa em todo o mundo e muito especialmente na Guiné-Bissau, onde tem sido um desafio, responder às demandas de vacinação à população”, disse o Alto-comissário para a COVID-19, Dr. Tumane Baldé. “A doação de 136,800 doses de vacinas da Jansen, desenvolvida pela Johnson & Johnson, vai permitir continuar a vacinar a população guineense contribuindo para o alcance da meta dos 70% da população alvo de 18 ou mais idade vacinada, sobretudo, sendo uma vacina de dose única. Estamos gratos por este gesto de doação pela parte do governo de França e reforçamos o ensejo e o compromisso de termos a nossa população vacinada e protegida contra a COVID-19”, concluiu o mesmo.
Dados atualizados de vacinação de 4 de Março, apontam que 75% da população alvo de 18 e mais tem pelo menos uma dose de vacina, representando um total de 515,764 da população e 50% da mesma população têm a vacina completa, o que equivale a 339,123.
Contacto para os media
Notas para os editores
Sobre a COVAX
A COVAX, é o pilar de vacinas do Acelerador de Acesso a Ferramentas COVID-19 (ACT), é co-liderado pela Coalição para Inovações de Preparação para Epidemias (CEPI), Gavi, a Vaccine Alliance e a Organização
Mundial da Saúde (OMS) - em parceria com fabricantes de vacinas de países desenvolvidos e em desenvolvimento, União Europeia, UNICEF, Banco Mundial e outros. É a única iniciativa global que está a trabalhar com os governos e fabricantes para garantir que as vacinas COVID-19 estejam disponíveis em todo o mundo para países de alta e baixa renda.
A OMS tem múltiplas funções dentro da COVAX: Fornece orientação normativa sobre política, regulamentação, segurança, P&D, alocação e prontidão e entrega de vacinas. Seu Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em Imunização desenvolve recomendações de políticas de imunização baseadas em evidências. Sua lista de uso de emergência (EUL) / programas de pré-qualificação garantem revisão e autorização harmonizadas entre os estados membros. Ela fornece coordenação global e apoio dos estados membros no monitoramento da segurança das vacinas. Ela desenvolveu os perfis de produto alvo para as vacinas COVID-19 e fornece coordenação técnica de P&D. A OMS lidera, junto com o UNICEF, o apoio aos países no preparo para receber e administrar vacinas. O fluxo de trabalho de Preparação e Entrega do País (CRD) inclui Gavi e vários outros parceiros que trabalham a nível global, regional e nacional para fornecer ferramentas, orientação, monitoramento e assistência técnica no local para o planeamento e implementação das vacinas. Junto com os parceiros da COVAX, a OMS também está a desenvolver um esquema de compensação sem culpa como parte dos compromissos de indenização e responsabilidade por tempo limitado.
O UNICEF está a alavancar a sua experiência como o maior comprador individual das vacinas do mundo e trabalhando com fabricantes e parceiros na aquisição de doses da vacina COVID-19, bem como frete, logística e armazenamento. O UNICEF já adquire mais de 2 bilhões de doses de vacinas anualmente para imunização de rotina e resposta a surtos em nome de quase 100 países.
Em colaboração com o Fundo Rotativo da OPAS, o UNICEF está a liderar os esforços para adquirir e fornecer doses de vacinas COVID19 para COVAX. Além disso, o UNICEF, a Gavi e a OMS estão a trabalhar com os governos 24 horas por dia para garantir que os países estejam prontos para receber as vacinas, com equipamentos de cadeia de frio adequados e profissionais de saúde formados para dispensá-las. O UNICEF também está a desempenhar um papel de liderança nos esforços para fomentar a confiança nas vacinas, entregando comunicações sobre a confiança das vacinas e rastreando, abordando a desinformação em todo o mundo.
Sobre a União Europeia
A União Europeia é uma união política e económica de 27 estados membros que, em conjunto, abarcam grande parte do continente europeu.
Em 2021 a União Europeia comemora 45 anos de relações diplomáticas e cooperação com a Guiné-Bissau. Enquanto uma das 144 mais antigas representações diplomáticas da UE, criada em 1976, a Delegação da UE na Guiné-Bissau tem como objetivo promover a democracia, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável e inclusivo no âmbito da Agenda 2030.
Combinando recursos dos seus 27 Estados-Membros e das instituições da UE, incluindo o Banco Europeu de Investimento e o Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento, a Delegação da União Europeia e os seus estados membros (Equipa Europa) têm coordenado a entrega de equipamento médico e doses de vacinas na Guiné-Bissau e em todo o mundo.
Para mais informações siga-nos no Twitter, Facebook, Instagram, e a nossa página oficial:
https://eeas.europa.eu/delegations/guinea-bissau_en
Sobre a OMS
A Organização Mundial da Saúde oferece liderança global em saúde pública dentro do sistema das Nações Unidas. Fundada em 1948, a OMS trabalha com 194 Estados-Membros, em seis regiões e em mais de 150 escritórios, para promover a saúde, manter o mundo seguro e servir aos vulneráveis. A nossa meta para 2019-2023 é garantir que mais um bilhão de pessoas tenham cobertura universal de saúde, proteger mais um bilhão de emergências de saúde e fornecer mais um bilhão de pessoas melhor saúde e bem-estar.
Para atualizações sobre a COVID-19 e os conselhos de saúde pública para se proteger do coronavírus, visite www.who.int e siga a OMS no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn,TikTok, Pinterest, Snapchat, YouTube
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.
Para obter mais informações sobre o UNICEF e seu trabalho com as crianças, visite www.unicef.org.
Para obter mais informações sobre o COVID-19, visite Coronavirus disease (COVID-19) information centre | UNICEF .
Saiba mais sobre o trabalho da UNICEF com as vacinas COVID-19 aqui ou sobre o trabalho do UNICEF com a imunização aqui.
Siga o UNICEF no Twitter e no Facebook.
Sobre o Banco Mundial
O Banco Mundial é uma das instituições de desenvolvimento mais importantes que existem. O seu engajamento na Guiné-Bissau reflete-se no Quadro de Parceria do País (2018 - 2023) que inclui a Saúde como um dos sectores prioritários, com o objetivo de aumentar o acesso a serviços de saúde materna e infantil e de COVID 19 de qualidade.
Outros sectores prioritários são a energia, educação, redes de segurança social, transformação digital e governação, totalizando uma carteira total de 327 milhões de USD, com 7 projetos a nível nacional (133,11 milhões) e 4 projetos regionais (194 milhões).
Para combater a COVID 19, o Banco Mundial dispõe de 20 mil milhões de dólares em financiamento de vacinas para ajudar os países a comprar e distribuir vacinas de COVID19. Já foi aprovado o financiamento para a compra e distribuição de vacinas para mais de 50 países (4,4 mil milhões de dólares). Com apenas cerca de 1% da população africana totalmente vacinada, o Banco Mundial está a estabelecer uma parceria com a União Africana para fornecer as vacinas que o continente precisa desesperadamente. O nosso esforço irá apoiar a iniciativa da Equipa de Intervenção para a Aquisição de Vacinas em África (AVATT) com recursos para permitir aos países comprar e distribuir vacinas para beneficiar até 400 milhões de pessoas.
Para a Guiné-Bissau, o Banco Mundial disponibilizou no início da pandemia fundos no valor de 7 milhões de USD através de projetos em curso para a compra de vários equipamentos. Além disso, em Junho de 2021, aprovou um projeto específico de apoio à luta contra a COVID 19 por 5 milhões de USD.