Lançamento da Campanha Integrada de Vacinação contra Sarampo-Rubéola, Suplementação de Vitamina A e Desparasitação com Albendazol para crianças entre os 6 meses e os 14 anos de idade em todas as regioes da Guiné-Bissau

06 Dezembro 2024
launch MR campaign
UNICEF

Bissau, 5 de dezembro, 2024 - O Ministério da Saúde Pública da Guiné-Bissau tem o prazer de anunciar o lançamento da Campanha Nacional Integrada de Vacinação contra o Sarampo e a Rubéola, que incluirá também a suplementação com Vitamina A e a desparasitação com Albendazol. Esta campanha vai decorrer entre os dias 6 a 15 de dezembro de 2024, e todas as 11 áreas sanitárias da Guiné-Bissau. A cerimónia de lançamento terá lugar na próxima sexta-feira, dia 6 de dezembro de 2024, às 10h00, no Campo de Hafia, em Bissau.

A última campanha de vacinação contra o sarampo foi realizada em 2019. Esta nova campanha visa contribuir para a eliminação do sarampo e da rubéola, reforçando a imunidade das crianças de 9 meses a 14 anos de idade. Além disso, a campanha também busca combater deficiências nutricionais e parasitoses intestinais em crianças menores de 59 meses.

Objetivos da Campanha:

• Vacinar 896.745 crianças de 9 meses a 14 anos contra o Sarampo-Rubéola.

• Suplementar com Vitamina A 335.473 crianças de 6 a 59 meses.

• Desparasitar com Albendazol 286.012 crianças de 12 a 59 meses.

Importância da Vacinação: O sarampo e a rubéola são doenças altamente contagiosas que podem levar a complicações graves e fatais. A vacinação é a única forma eficaz de prevenir essas doenças. A vacina contra Sarampo-Rubéola é segura, eficaz e gratuita, protegendo as crianças por toda a vida.

Estratégias da Campanha: A campanha será realizada através de várias estratégias para alcançar todas as regiões sanitárias:

• Postos fixos em estruturas sanitárias.

• Equipas avançadas em zonas distantes.

• Equipas móveis em zonas de difícil acesso.

• Postos temporários em mercados, escolas, e outros locais públicos.

O Ministério da Saúde agradece o apoio técnico e financeiro dos seus parceiros, nomeadamente, a Aliança Global para a Vacinação – GAVI, Organização Mundial da Saúde – OMS, Plan International e UNICEF.

Esta campanha é uma iniciativa crucial para proteger a saúde das nossas crianças e da população em geral, prevenindo doenças graves e promovendo o bem-estar de todos nós. Contamos com a participação ativa de todos os pais e cuidadores de crianças para garantir o sucesso desta campanha.

Community Health Workers for MR campaign
UNICEF

Os nossos heróis são os trabalhadores da linha da frente. Sem eles e elas, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a rubéola não iria atingir os seus objetivos.

As equipas estão no terreno, compostas por 1.200 vacinadores e 4.000 agentes de saúde comunitária. 

Agradecemos a vossa dedicação e trabalho árduo!

Contacto para os media

Wilson Gama
Oficial de Comunicação
UNICEF Guiné-Bissau
Telefone: +245 95 579 79 53

Sobre o UNICEF

O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de todas as crianças, em tudo o que faz. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir esse compromisso em ações práticas, concentrando esforços especiais para alcançar as crianças mais vulneráveis e excluídas, para benefício de todas as crianças, em todo o lado.

Para mais informações sobre o UNICEF, visit www.unicef.org.

Segue UNICEF no Twitter, Youtube and Facebook