Coronavírus - para crianças e Jovens
O que os jovens e crianças precisam de saber para enfrentar o COVID-19.
O que os jovens e crianças precisam de saber para enfrentar o COVID-19
Ser adolescente é difícil, não importa o que aconteça, e o novo coronavírus está a dificultar ainda mais. Com o encerramento das escolas e eventos socias cancelados, muitos adolescentes estão a perder alguns dos maiores momentos das suas vidas - além de momentos quotidianos, como conversar com amigos e ir à escola.
A tua ansiedade é normal
Se o encerramento da escola e as informações sobre a pandemia e as suas consequências te deixam ansioso, acredita que não és o único a senti-lo. De facto, é isso que deverias sentir. "Os psicólogos há muito que reconhecem que a ansiedade é uma função normal e saudável que nos alerta para ameaças e nos ajuda a tomar medidas para nos protegermos. A tua ansiedade ajuda-te a tomar as decisões adequadas em cada momento – não estar em grupos, lavar as mãos e evitar tocar no rosto". Estes sentimentos ajudam-te a manter não apenas a tua segurança, mas a dos outros também e assim também cuidamos dos que estão à nossa volta.
Para os jovens: como lidar com a ansiedade?
Os adolescentes que enfrentam mudanças no dia-a-dia devido à pandemia, podem sentir-se ansiosos, isolados e frustrados, mas saibam que não estão sozinhos. O UNICEF conversou com a Psicóloga Lisa Damour, especialista em psicologia do adolescente, colunista do New York Times e autora de best-sellers, sobre o que podem fazer para se protegerem e cuidarem da vossa saúde mental.
Embora a ansiedade em torno do COVID-19 seja totalmente compreensível, certifica-te que recorres a “fontes credíveis como o site da Organização Mundial de Saúde, o da Direção Geral de Saúde e o do UNICEF para obter informações ou verificar qualquer informação que possas ter acesso noutro meio de comunicação”.
Se estás preocupado com os sintomas, é importante que fales com os teus pais sobre isso. "Lembrem-se que a doença devido à infeção por COVID-19 é geralmente leve, especialmente para crianças e adultos jovens”. Também é importante lembrar que muitos dos sintomas do COVID-19 podem ser tratados. Fala com os teus pais ou um adulto de confiança sobre como te estás a sentir e se verificares alguns dos sintomas, ou se por outro lado, estás preocupado com o vírus e a sua propagação.
E lembra-te: "existem muitos métodos eficazes que nos permitem manter a nós e aos outros seguros e a sentirmo-nos em controlo das circunstâncias: lavarmos as mãos, frequentemente, não tocarmos o rosto e respeitarmos o isolamento social".
O que podes fazer?
Cria distrações
"O que os psicólogos sabem é que, quando estamos sob condições difíceis, é muito útil dividir o problema em duas categorias: coisas sobre as quais posso fazer alguma coisa e coisas que não tenho controlo ou poder”.
Neste momento, há muita coisa que se enquadra nesta segunda categoria, e tudo bem!, mas algo que nos ajuda a lidar com isso é criar distrações para nós mesmos, como realizar as tarefas da escola, assistir a um filme ou ler um livro.
Encontra novas maneiras de te conectares com os teus amigos
Se tens vontade de passar algum tempo com os teus amigos durante o estado atual de emergência, as redes sociais são uma ótima forma de se contactarem. Sê criativo: participa num desafio do Tik-Tok como #safehands.
“Mas não será uma boa ideia ter acesso ilimitado a estas ferramentas – telemóveis, televisões ou às redes sociais. Isso não é saudável, não é inteligente, e pode ampliar os teus níveis de ansiedade". Recomendamos que elabores um horário com os teus pais para as tuas atividades e tarefas.
Foca-te em ti
Tinhas em mente aprender a fazer algo novo, a começar um novo livro ou passar algum tempo a praticar um instrumento musical? Agora é a hora de fazer isso. Focarmo-nos em nós mesmo e encontrar maneiras de usar o tempo é uma forma produtiva de cuidar da nossa saúde mental.
"Quando temos um sentimento doloroso, a única saída é através dele."
É normal o que estás a sentir
Perder eventos com amigos, passatempos ou eventos desportivos é muito frustrante. “Estas são perdas em larga escala. E por isso mesmo são realmente perturbadoras, com forte impacto”. Qual é a melhor maneira de lidar com essa desilusão? Permite-te sentir. “Quando temos um sentimento doloroso, a única saída é através dele. Por isso, se te sentes ansioso ou a ficar triste, permite-te sentir esses sentimentos e através deste processo começarás a sentir-te melhor, mais rapidamente."
Cada pessoa lidar com os sentimentos de forma diferente. “Algumas crianças vão fazer arte, outras precisam conversar com os seus amigos e partilhar a sua tristeza; esse sentimento comum permite que se sintam ligadas apesar da distância física, e algumas vão querer definir formas de ajudar outros, de serem solidárias.” O importante é que faças o que te parecer melhor e mais adequado para a tua situação.
Sê gentil contigo mesmo e com os outros
Alguns adolescentes estão a ser vítimas de bullying e abuso devido ao coronavírus. "Procurar outras pessoas que estejam a ver estas situações, mesmo que estejam distantes, é a melhor maneira de abordar qualquer tipo de bullying. Não se deve esperar que crianças e adolescentes vítimas de bullying, consigam confrontar os agressores sozinhas; pelo contrário, devemos incentivá-los a procurar ajuda ou apoio de amigos ou adultos.”
Se testemunhares um amigo a ser intimidado, fala com ele e tenta oferecer apoio. Não fazer nada pode deixar a pessoa a sentir que todos estão contra ele ou que ninguém se importa. As tuas palavras podem fazer a diferença.
E lembra-te: agora, mais do que nunca, precisamos de refletir sobre o que partilhamos ou dizemos e sobre a forma como isso pode prejudicar os outros.