O Japão une-se ao UNICEF para reforçar o sistema de cadeia de frio das vacinas na Guiné-Bissau

29 Março 2022
Japao donation
UNICEF Guiné-Bissau/2017/Pirozzi

BISSAU, 29 de Março- O Governo e o povo do Japão disponibilizaram uma contribuição de 2,2 milhões de dólares americanos para reforçar o sistema de cadeia de frio das vacinas na Guiné-Bissau, através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A contribuição do Japão destina-se a reforçar o sistema de saúde com a aquisição de equipamento da cadeia de frio, tais como câmaras frigoríficas e transportes. A subvenção apoiará igualmente o desenvolvimento de recursos humanos para operações e manutenção de equipamento de cadeia de frio, bem como a monitorização para uma gestão eficaz das vacinas de rotina e COVID-19. Este donativo para a Guiné-Bissau faz parte da subvenção de 30 milhões de dólares que será extensiva à América Latina, às Caraíbas e às regiões africanas, à medida que estas se esforçam para enfrentar de forma abrangente a pandemia da COVID-19.
Para enfrentar a pandemia da COVID-19, o Japão fez esforços importantes para assegurar o acesso equitativo a vacinas seguras e eficazes para o maior número de pessoas possível, especialmente através do Mecanismo COVAX. COVAX é um sistema multilateral liderado pela ONU para assegurar o acesso equitativo global às vacinas COVID-19. Até à data presente, o Japão fez contribuições financeiras de mil milhões de dólares americanos para a iniciativa COVAX, bem como mais de 40 milhões de doses de doações de vacinas. Em Fevereiro de 2022, o Japão disponibilizou à Nigéria e ao Malawi aproximadamente 860 mil doses e 280 mil doses, respectivamente, de vacinas COVID-19 fabricadas no Japão, através da Plataforma COVAX. Esta nova etapa de donativos do Japão, da qual a Guiné-Bissau é beneficiária, incluirá também 9 outros países em África.
"Este projecto apoiará plenamente os esforços de resposta do UNICEF à COVID-19 na Guiné-Bissau e vai promover a amizade entre o Japão e a Guiné-Bissau" disse o Sr. NAKAJIMA Daisuke, Encarregado de negócios a.i. da Embaixada do Japão para a Guiné-Bissau.
"Estamos gratos ao Governo do Japão pelo seu apoio atempado à Guiné-Bissau nos seus esforços indispensáveis para transportar e armazenar de forma segura e eficaz vacinas em todo o país", afirmou a Representante do UNICEF na Guiné-Bissau, Etona Ekole. "O equipamento da cadeia de frio a ser providenciado através do apoio do Japão não só apoiará vacinação COVID-19 atualmente em curso na Guiné-Bissau, mas também reforçará os serviços de imunização de rotina para proteger as crianças contra as doenças que as afetam". Um sistema de vacinação reforçado contribuirá ainda mais para assegurar que o sistema de saúde seja suficientemente robusto no caso de futuras crises sanitárias, de modo a que as crianças, famílias e comunidades em toda a Guiné-Bissau se encontrem protegidas".
O UNICEF tem trabalhado com o governo da Guiné-Bissau para ajudar a prevenir a propagação do coronavírus entre as comunidades, bem como facilitar a aquisição vital de vacinas COVID-19 através do Mecanismo COVAX.
Esta subvenção será utilizada para a aquisição de veículos apropriados que vão assegurar o apoio logístico para a entrega eficiente de vacinas COVID-19 às instalações de saúde. O fundo irá melhorar os esforços de vacinação do Governo da Guiné-Bissau, no contexto da obtenção de uma cobertura sanitária universal, bem como ajudar a reforçar a gestão do equipamento como parte do esforço de vacinação COVID-19 durante um período de 12 meses entre 2021-22.

Notas para os Editores:
A 25 de Fevereiro, o Governo do Japão decidiu alargar a ajuda de emergência de 30 milhões de dólares americanos aos países da América Latina e das Caraíbas e africanos que estão a lidar com o impacto da Doença de Coronavírus (COVID-19) na prestação de cuidados de saúde.
Esta assistência fornecerá a 17 países da América Latina e das Caraíbas e regiões africanas equipamento de cadeia de frio, incluindo equipamento médico, como instalações de armazenamento a frio e assistência ao desenvolvimento de capacidades para promover a vacinação em cada país, entre outros, como "Last One Mile Support" através do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
A fim de superar a COVID-19, é importante assegurar e promover o acesso equitativo às vacinas em todo o mundo. O Japão continuará a dar as suas contribuições a fim de fornecer vacinas e reforçar as capacidades de entrega e vacinação, incluindo através do "Last One Mile Support" e assistência através das instalações da COVAX.


〔 Países beneficiários 〕
(América Latina e Caraíbas: 7 países)
Equador, El Salvador, Colômbia, República Dominicana, Belize, Bolívia, Honduras
(África: 10 países)
Botsuana, Gabão, Gâmbia, Guiné-Bissau, Lesoto, Namíbia, Níger, África do Sul, Tanzânia, Togo


Sobre o Governo do Japão:
O Japão disponibiliza fundos (subvenções, empréstimos, etc.) e tecnologias úteis para o "desenvolvimento", incluindo a construção da paz, governação, promoção dos direitos humanos básicos e assistência humanitária, sob a forma de Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD) aos países e regiões elegíveis. A APD inclui ajuda bilateral para ajudar directamente os países e regiões em desenvolvimento, e ajuda multilateral, que consiste em contribuições para organizações internacionais como o UNICEF, o PNUD, e a OMS.

Contacto para os media

Wilson Gama
Oficial de Comunicação
UNICEF Guiné-Bissau
Telefone: +245 95 579 79 53

Sobre o UNICEF


O UNICEF promove os direitos e o bem-estar de cada criança, em tudo o que fazemos. Juntamente com os nossos parceiros, trabalhamos em 190 países e territórios para traduzir esse compromisso em acções práticas, concentrando esforços especiais em alcançar as crianças mais vulneráveis e excluídas, em benefício de todas as crianças, em toda a parte.
Para mais informações sobre a UNICEF e o seu trabalho em prol das crianças na Guiné-Bissau, visite https://www.unicef.org/guineabissau/  

Siga o UNICEF no Twitter, Youtube and Facebook