Governo e seus parceiros organizam campanha de vacinação integrada COVID19 para pessoas adultas a partir de 18 anos de idade, e doenças alvos da rotina para crianças entre os zero e os 23 meses, em todo o território da Guiné-Bissau

14 Março 2023
Jovem a ser vacinado contra COVID19
UNICEF Guinea-Bissau/2021/Mendes

Bissau, 14 de Março de 2023 – O Governo da Guiné-Bissau, por intermédio do Ministério da Saúde Pública, inicia a campanha de vacinação integrada COVID-19 para pessoas adultas a partir de 18 anos de idade, e doenças alvos da rotina para crianças entre os zero e os 23 meses, em todo o território da Guiné-Bissau. O lançamento da referida campanha vai ter lugar na próxima 4° feira, dia 15 de Março do ano em curso, pelas 11h00 no recinto em frente às instalações do Ministério da Saúde Pública e decorrem sobre o Alto Patrocínio de Sua Excelência, Sr. Primeiro-Ministro, Engenheiro Nuno Gomes Nabiam. Contudo, as atividades de advocacia e mobilização social ao nível descentralizado tiveram início a 12 de Março.

A referida campanha decorre entre os dias 15 a 29 de Março de 2023 e conta com apoio técnico e financeiro do UNICEF, OMS, Banco Mundial, Aliança Global para a Vacinação (GAVI), Povo e Governo do Japão, Fundação Bill e Mellinda Gates, entre outros parceiros.

No que diz respeito à vacinação COVID-19, três vacinas serão utilizadas, ou seja, AstraZeneca, Sinopharm e Johnson & Johnson, as pessoas adultas a partir de 18 anos de idade e mais. Toda a população adulta é convidada a apresentar-se nos postos de vacinação identificados para o efeito, com os seus respetivos cartões de vacinação, para verificar se devem ou não ser vacinados. A vacinação contra a COVID-19 previne as formas mais severas desta doença e pode-nos livrar até da morte.

Em relação à vacinação de rotina, destinada às crianças de zero aos 23 meses, serão administradas todas as vacinas necessárias, de acordo com o calendário vacinal de cada criança. A campanha visa também a vacinação de crianças e grávidas como parte da imunização de rotina.

Estas vacinas serão oferecidas gratuitamente e, são seguras e eficazes. A campanha decorrerá em instalações de saúde e em outros locais públicos devidamente identificados. Desta forma, o Ministério da Saúde encoraja a todas as pessoas elegíveis a se vacinarem a fim de se protegerem si próprios, às suas famílias e à sua comunidade.

Contacto para os media

Wilson Gama
Oficial de Comunicação
UNICEF Guiné-Bissau
Telefone: +245 95 579 79 53

Acerca do UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para alcançar as crianças mais desfavorecidas do mundo. Em mais de 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em todos os lugares, para construir um mundo melhor para todos.

Para obter mais informações sobre o UNICEF e o seu trabalho,

visite: UNICEF Guinea-Bissau

Siga o UNICEF no FacebookTwitter e YouTube