UNICEF e França unem forças para apoiar a Educação na Guiné-Bissau

24 Março 2024
girl in school
UNICEF

Bissau (Guiné-Bissau), 20 de Março, 2024 – A França e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) assinaram uma parceria para apoiar o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica da Guiné-Bissau, com um projeto, avaliado em quatro milhões de euros, para a reabilitação de infraestruturas escolares e desportivas na capital, Bissau, melhoria do acesso de crianças e adolescentes a espaços de atividades recreativas e desportivas e atualização do currículo escolar da disciplina de educação física.

Para o reforço da qualidade do ensino da educação física na Guiné-Bissau, o UNICEF, com financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento, vai prestar assistência técnica ao Instituto Nacional de Desenvolvimento Educacional. Assim, o projeto, com duração de três anos, vai beneficiar não só as crianças que frequentam estes estabelecimentos de ensino e instalações desportivas, mas também a comunidade escolar alargada – alunos e professores – com a consolidação e atualização do currículo de educação física.

O projeto vai promover a utilização do desporto e de atividades físicas para dar às crianças e adolescentes da Guiné-Bissau uma oportunidade de atingirem o pleno potencial, com programas que promovem o desenvolvimento pessoal e social, seguindo a lógica do “Desporto para o Desenvolvimento”, adotada pelo UNICEF em vários países. A experiência do UNICEF demonstra que o desporto é uma ferramenta eficaz e inclusiva para ajudar as crianças a desenvolver capacidades pedagógicas, sociais e de liderança, melhorar a sua saúde e bem-estar e proteger o direito de brincar.

O projeto prevê trabalhos de reabilitação na Escola Secundária Agostinho Neto, nas instalações desportivas do “Campo Rádio”, que serve igualmente os estudantes da Escola Secundária Kwame Nkrumah, Escola Secundária Rui Barcelo da Cunha e Escola Primária Salvador Allende, e em parte do edifício do Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica.

O UNICEF e a Agência Francesa de Desenvolvimento acreditam que este apoio às autoridades Bissau-Guineenses vai impulsionar o sector da educação, visando proteger, preservar e promover o direito de cada criança a uma educação de qualidade.

Contacto para os media

Wilson Gama
Oficial de Comunicação
UNICEF Guiné-Bissau
Telefone: +245 95 579 79 53

Acerca do UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Presentes em 190 países e territórios, trabalhamos para todas as crianças, em qualquer parte, para construirmos um mundo melhor para todos.

O UNICEF é a única organização da ONU que não recebe qualquer financiamento das Nações Unidas, e depende inteiramente de contribuições voluntárias.

Para saber mais sobre o UNICEF e o seu trabalho para as crianças, visite www.unicef.pt ou a página Facebook do UNICEF Guiné-Bissau.