#AgendaCidadeUNICEF
Criar trajetórias de oportunidades para as crianças e os adolescentes mais afetados pelo cotidiano de pobreza, exclusão e violências nos centros urbanos
Territórios que protegem
Resultados da #AgendaCidadeUNICEF 2022-2024
Oito territórios, em oito capitais brasileiras, viveram a primeira edição da #AgendaCidadeUNICEF, de 2022 e 2024. A iniciativa lançada pelo UNICEF foi abraçada pelas prefeituras, além de organizações da sociedade civil, lideranças comunitárias, grupos e coletivos de adolescentes e jovens. A proposta ganhou vida nos territórios do Guamá, em Belém; Jangurussu, em Fortaleza; Colônia Antônio Aleixo, em Manaus; Ibura, no Recife; Pavuna, no Rio de Janeiro; Valéria, em Salvador; Cidade Operária, em São Luis; e Cidade Tiradentes, em São Paulo – onde moram cerca de 221 mil meninos e meninas de até 19 anos. Esta publicação apresenta os principais avanços alcançados pelo conjunto das cidades, bem como um capítulo dedicado aos destaques de cada território.
Para cada criança e adolescente,
uma vida por inteiro
#AgendaCidadeUNICEF em ação
Adolescentes, jovens e mães falam dos desafios e das conquistas nos oito territórios integrantes da #AgendaCidadeUNICEF. Passando por Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo, conheça a história de vida de quem tem participado desse movimento de pessoas e de cidades.
Veja o que aconteceu nas cerimônias de encerramento do ciclo 2021-2024:
#AgendaCidadeUNICEF é uma iniciativa do UNICEF em parceria com prefeituras municipais de grandes centros urbanos brasileiros que promove direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes mais vulneráveis, contribuindo com a prevenção de violências em sua vida. Na sua primeira edição (2022-2024), ocorreu em Belém, Fortaleza, Manaus, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e São Paulo.
Junto com organizações da sociedade civil, empresas, além de com as próprias comunidades e os adolescentes, a #Agenda somou esforços para que cada criança, cada adolescente esteja na escola, aprendendo; cresça com oportunidades de inclusão produtiva; tenha acesso a serviços de proteção contra violências; além de ter sua saúde integral e seu bem-estar assegurados.

Ser parte de um movimento de pessoas
A #AgendaCidadeUNICEF é um movimento de pessoas para fortalecer a cultura de inclusão, não discriminação, não violência. Nesta primeira edição, entendemos as necessidades e os desafios nos territórios mais vulneráveis, buscamos soluções e desenvolvemos potências a partir das próprias crianças, dos próprios adolescentes, familiares, profissionais e técnicos dos serviços públicos, além de lideranças comunitárias, artistas, empresários e comunicadores.
Ser parte de um movimento de cidades
Rumo à Agenda 2030 e ao alcance dos seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a #AgendaCidadeUNICEF é também um movimento de cidades, para cidades.
As capitais participaram de uma comunidade de soluções, na qual trocaram experiências e aprendizados, conectando-se a um esforço global de construir cidades que protejam e garantam oportunidades a suas crianças e seus adolescentes.
O que fizemos
A #AgendaCidadeUNICEF abriu caminhos de direitos e oportunidades para crianças e adolescentes por meio de estratégias integradas, que ajudaram a reduzir e prevenir violências no seu dia a dia. Integrou metodologias de diferentes áreas (Educação, Saúde, Proteção, Inclusão Socioprodutiva) e promoveu a mobilização social e o monitoramento de indicadores relacionados à área da infância e da adolescência.

Como funcionou

A iniciativa se desenvolveu em cada município por meio das seguintes etapas:
- Pactuação formal entre UNICEF e prefeitura.
- Constituição de um comitê intersetorial ou espaço similar de gestão da iniciativa.
- Levantamento de indicadores relacionados à infância e à adolescência para monitoramento dos resultados.
- Mobilização social e escuta da comunidade no território sobre os desafios na área da infância e da adolescência.
- Elaboração, implementação e monitoramento do Plano de Ação 2022-2024.
- Promoção da participação social por meio do fortalecimento de lideranças comunitárias e a formação local de Núcleos de Cidadania de Adolescentes.
- Intercâmbio sistemático de experiências entre as equipes municipais e núcleos de adolescentes das diferentes cidades.
- Medição dos resultados a partir do monitoramento dos indicadores junto com a comunidade.
- Sistematização das boas práticas. Visibilidade aos esforços e resultados.
Onde aconteceu

Foram oito territórios vulneráveis em oito capitais brasileiras onde moram, ao todo, cerca de 8,2 milhões de crianças e adolescentes (IBGE, 2022).
Mapeamento e análise de indicadores

Galeria de fotos
Primeiro ano da #AgendaCidadeUNICEF em São Paulo
Festival Participa! na Pavuna (Rio de Janeiro)
Lançamento da #AgendaCidadeUNICEF em São Luís (MA)
Lançamento da #AgendaCidadeUNICEF em Manaus
Apresentação da #AgendaCidadeUNICEF no Recife (PE)
Lançamento da #AgendaCidadeUNICEF na Cidade Tiradentes, São Paulo (SP)
Lançamento da #AgendaCidadeUNICEF no Rio de Janeiro (RJ)
Lançamento da #AgendaCidadeUNICEF em Belém