Guiné-Bissau divulga os dados do mais extenso inquérito aos agregados familiares

A sexta ronda do Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS6) da Guiné-Bissau incluiu mais de 250 indicadores e permitiu inquirir mais de 7,000 famílias

21 Outubro 2020
Utilização do Mics App
UNICEF/2018/Duran

BISSAU, 21 de Outubro de 2020: O Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério da Economia, Plano e Integração Regional, e seus parceiros, divulgaram hoje os resultados do sexto Inquérito aos Indicadores Múltiplos – MICS-6, cuja coleta de dados teve lugar em 2018-2019. A sexta ronda do inquérito MICS ao nível nacional foi realizada pela Secretaria de Estado do Plano e Integração Regional e o Instituto Nacional de Estatística (INE), beneficiando do apoio técnico e financeiro da União Europeia, FNUAP, PAM, PNUD e UNICEF.

A participação física no evento foi restrita devido às medidas de prevenção da COVID-19, mas todas as pessoas interessadas tiveram a oportunidade de participar através de vídeo conferência - zoom.

Cerca de cinco anos após a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Inquérito aos Indicadores Múltiplos (MICS) continua a revelar-se uma fonte importante de indicadores para avaliar os progressos nos países, em relação ao alcance de compromissos globais.

No caso específico da Guiné-Bissau, o presente MICS é uma referência que permite atualizar a base de dados sobre os indicadores para diferentes utilizadores, sobretudo, para a elaboração e o seguimento da implementação de políticas, planos e programas de desenvolvimento nacional, assim como os ODS.

Desde 1995, o MICS permitiu a muitos países, incluindo a Guiné-Bissau, produzir dados atualizados, fiáveis e estatisticamente comparáveis a nível internacional, a partir de uma gama de indicadores nas áreas de mortalidade infantil, educação, proteção da criança e VIH/SIDA, etc. A Guiné-Bissau aderiu à iniciativa tendo já realizado com sucesso todos os 5 inquéritos MICS, sendo o último em 2014.

Desde o início, o UNICEF apoiou a implementação do MICS em todo o mundo, através da prestação de assistência técnica e financeira aos países na geração de dados e indicadores de alta qualidade sobre a situação das famílias (Mulheres, Homens e Crianças). Ao longo dos últimos 21 anos, em cinco rondas de MICS foram realizados cerca de 300 inquéritos em mais de 100 países.

Os dados do MICS encontram-se igualmente disponíveis através de um aplicativo para toda a população, em todo o mundo, através do qual, poderemos aceder aos mesmos em tempo real à distância através de um clique em qualquer dispositivo móvel, nomeadamente, o aplicativo Guinea Bissau MICS.

Para mais informação, veja os resultados do sexto Inquérito aos Indicadores Múltiplos – MICS-6 na Guiné-Bissau.

 

 

 

Contacto para os media

Wilson Gama
Oficial de Comunicação
UNICEF Guiné-Bissau
Telefone: +245 95 579 79 53

About UNICEF

UNICEF promotes the rights and well-being of every child, in everything we do. Together with our partners, we work in 190 countries and territories to translate that commitment into practical action, focusing special effort on reaching the most vulnerable and excluded children, to the benefit of all children, everywhere.

For more information about UNICEF and its work for children, visit www.unicef.org.

Follow UNICEF on Twitter, Youtube and Facebook