16 Janeiro 2024

Acesso a uma protecção social inclusiva e uma vida sem pobreza

O UNICEF trabalha em estreita colaboração com o Governo de Moçambique para fortalecer os sistemas de protecção social, concentrando-se em programas sensíveis à criança, inclusivos e responsivos ao choque. Igualmente, é dada especial ênfase à promoção de uma despesa pública equitativa, eficiente, eficaz e sustentável em todos os sectores sociais, e…, DESAFIOS, Elevada prevalência de pobreza monetária e multidimensional: Os últimos dados disponíveis sobre a pobreza revelam uma elevada prevalência da pobreza monetária e multidimensional, com 45,5% das crianças em situação de pobreza monetária e privadas em pelo menos duas dimensões (como a educação, a saúde, a nutrição, a habitação, etc.) Grandes…, História: Dinheiro e cuidados para cada criança - a receita de ouro?, Dinheiro e cuidados para cada criança - a receita de ouro? O Subsídio para Crianças de Moçambique, destinado a crianças dos 0 aos 2 anos, está a demonstrar como as transferências monetárias, em combinação com informação nutricional e serviços de gestão de casos, não só reduzem a pobreza, como também melhoram o bem-estar das crianças a vários…, O QUE DEVE ACONTECER?, É necessário investir no reforço e na expansão dos sistemas nacionais, apoiando simultaneamente a aplicação de abordagens sensíveis às necessidades das crianças, inclusivas e sensíveis aos choques, para reduzir a vulnerabilidade multidimensional e a pobreza infantil. É necessário investir no reforço e na expansão dos sistemas nacionais, apoiando…, A RESPOSTA DO UNICEF, O UNICEF trabalha para reforçar os sistemas de protecção social, centrando-se numa programação sensível às crianças e na capacidade de resposta a choques. O UNICEF trabalha para reforçar os sistemas de protecção social, centrando-se numa programação sensível às crianças e na capacidade de resposta a choques. Com o apoio dos parceiros, o UNICEF…
19 Maio 2021

Fórum Nacional da Criança - Webinar

Sessão 1.1: Perspectivas das crianças no contexto da COVID-19 - perspectiva global, regional e nacional, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download Perspectivas para as Crianças: um Panorama Global até 2025 Perspectivas para as Crianças: um Panorama Global até 2025 Da Crise à Catástrofe: a trajectória das crianças de Moçambique na ausência de grandes mudanças nas políticas e no financiamento Da Crise à Catástrofe: a trajectória das…, Sessão 1.2: Impacto do COVID-19 nas crianças e nas famílias, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download Vidas jovens, interrompidas: Efeitos a curto prazo da pandemia de Covid-19 nos adolescentes na Etiópia, Índia, Perú e Vietname Vidas jovens, interrompidas: Efeitos a curto prazo da pandemia de Covid-19 nos adolescentes na Etiópia, Índia, Perú e Vietname A Aprendizagem das crianças e o bem-…, Sessão 2.1: Desafios e Oportunidades da explosão demográfica juvenil, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download Lessons learnt in the operationalization of the Demographic Dividend in ESAR Resposta de Politicas para a assegurar a oportunidade de realização do Dividendo Demográfico - O que esta a ser feito? Perfil Sociodemográfico das crianças e perspectivas de desenvolvimento em Moçambique Os…, Sessão 2.2: Soluções inovadoras para mitigar os risos e acelerar o progresso para as crianças e os jovens, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download The “leapfrogs” that can transform learning in Eastern and Southern Africa The “leapfrogs” that can transform learning in Eastern and Southern Africa A utilização de drones na resposta de emergência em Moçambique A utilização de drones na resposta de emergência em Moçambique Uma…, Sessão 2.3: Os direitos das crianças e o Sector Privado, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download Uma visão geral do cenário empresarial em Moçambique: O que pode o sector privado fazer para proteger e respeitar os direitos das crianças? Uma visão geral do cenário empresarial em Moçambique: O que pode o sector privado fazer para proteger e respeitar os direitos das crianças? Os…, Sessão 3.1: Mudanças climáticas, resiliência e sustentabilidade, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download A Crise Climática e as suas implicações para as crianças na África Oriental e Austral A Crise Climática e as suas implicações para as crianças na África Oriental e Austral Mudanças climáticas em Moçambique – Adaptações possíveis das políticas no contexto da crise global Mudanças climáticas…, Sessão 3.2: Impacto do Conflito nas Crianças e caminhos colectivos para comunidades resilientes, Clique nos títulos das apresentações para fazer o download The Global Situation of Children and Armed Conflict The Global Situation of Children and Armed Conflict Violência militar – impactos sobre crianças em Moçambique Violência militar – impactos sobre crianças em Moçambique Protecção das Crianças em Situações de Crise: A Nossa Responsabilidade…
05 Abril 2021

Fórum Nacional da Criança - Biografias

Sessão 1.1: Perspectivas das crianças no contexto da COVID-19 - perspectiva global, regional e nacional,   Laurence Chandy foi o primeiro Director do Gabinete de Visão e Política Globais do UNICEF, tendo sido nomeado em agosto de 2019. De 2017 a 2019, ocupou o cargo de Director de Dados, Pesquisa e Políticas no UNICEF. Laurence Chandy veio para a UNICEF depois de 7 anos como membro do Programa de Economia e Desenvolvimento Global da Brookings. Nesta…, Sessão 1.2: Impacto do COVID-19 nas crianças e nas famílias,   Andy McKay ocupa o cargo de Director do programa de investigação Vidas Jovens desde julho de 2020, tendo anteriormente exercido o cargo de Professor de Economia do Desenvolvimento na Universidade de Sussex.  Nos últimos anos, liderou ou co-liderou dois projectos de investigação sobre questões laborais femininas, incluindo um projecto financiado…, Sessão 2.1: Desafios e Oportunidades da explosão demográfica juvenil,   Angela Baschieri é Conselheira em Políticas de Dinâmica Populacional e tem a sua base em Joanesburgo, no Gabinete Regional do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA). Apoia a realização de advocacia baseada em evidências, bem como o diálogo/aconselhamento político na área da dinâmica populacional e das implicações desta para o…, Sessão 2.2: Soluções inovadoras para mitigar os risos e acelerar o progresso para as crianças e os jovens,   Shiraz Chakera é especialista em Educação no Gabinete Regional da África Oriental e Austral (ESARO) do UNICEF sobretudo focado no ensino de qualidade e na aprendizagem. Está perto dos vinte anos de experiência a trabalhar para melhorar os sistemas de ensino no Reino Unido (o seu país de origem), na Índia e no Botsuana. Hoje concentra-se na…, Sessão 2.3: Os direitos das crianças e o Sector Privado,   Fernando Casado Cañeque é fundador e director da GlobalCAD e possui mais de 20 anos de experiência de trabalho na área do desenvolvimento com organizações internacionais. Doutor em Economia, é também jornalista especializado em projectos relacionados com o desenvolvimento económico e sustentável. Trabalhou como conselheiro estratégico para…, Sessão 3.1: Mudanças climáticas, resiliência e sustentabilidade,   Samuel Godfrey é licenciado em Engenharia Civil e possui Doutoramento e Mestrado em Engenharia da Água e do Ambiente pela Universidade de Loughborough, Reino Unido. Tirou dois bacharelatos, em Engenharia (BEng) e em Desenvolvimento Internacional (BA) no Reino Unido. Tem 23 anos de experiência profissional no Sector da Água, Saneamento, Clima,…, Sessão 3.2: Impacto do Conflito nas Crianças e caminhos colectivos para comunidades resilientes,   Tasha Gill é Assessora Sénior para a Protecção da Criança em Acção Humanitária na Sede do UNICEF. Tem mais de 20 anos de experiência como especialista em protecção infantil e humanitária para o UNICEF, Organizações Não-Governamentais e para o Governo dos EUA. Antes desta função, Tasha Gill foi Conselheira Humanitária na Missão dos EUA nas Nações…
05 Abril 2021

Fórum Nacional da Criança - Programa

O Fórum Nacional é organizado pelo UNICEF em colaboração com o Governo, organizações da sociedade civil, outras agências da ONU e parceiros.  A duração prevista é de dois dias em formato online .  O fórum consistirá em sessões plenárias abertas a apresentações de especialistas e a debates mediados. A sessão de abertura terá por objectivo realçar…, Sessão 1.1, Fórum Nacional da Criança - Perspectivas para o futuro num contexto desafiante Sessão 1.1: Perspectivas das crianças no contexto da COVID-19 - perspectiva global, regional e nacional Dia 1 – Segunda-feira, 19 de Abril, 2021 | 14:15 – 15:45, Sessão 1.2, Fórum Nacional da Criança - Perspectivas para o futuro num contexto desafiante Sessão 1.2: Impacto do COVID-19 nas crianças e nas famílias. Opções de políticas  Dia 1 – Segunda-feira, 19 de Abril, 2021 | 16:00 – 17:30h   A pandemia da COVID 19 deu origem à maior perturbação da história moderna no que toca ao progresso das crianças em todo o mundo…, Sessão 2.1, Sessão 2.1: Desafios e Oportunidades da explosão demográfica juvenil Sessão 2.1: Desafios e Oportunidades da explosão demográfica juvenil Dia 2. Terça-feira, 20 de Abril, 2021 | 9:05-10:30h   De acordo com o Censo (2017), há mais de 14 milhões de crianças (0-17 anos) a viver em Moçambique, o que corresponde a 51 por cento da população total. A…, Sessão 2.2, Sessão 2.2: Soluções inovadoras para mitigar os risos e acelerar o progresso para as crianças e os jovens Sessão 2.2: Soluções inovadoras para mitigar os risos e acelerar o progresso para as crianças e os jovens Dia 2. Terça-feira, 20 de Abril, 2021 | 10:45 -12:15h   Nos próximos anos, as perspectivas para a saúde, educação e mercado de trabalho…, Sessão 2.3, Sessão 2.3: Os direitos das crianças e o Sector Privado Sessão 2.3: Os direitos das crianças e o Sector Privado Dia 2. Terça-feira, 20 de Abril, 2021 | 14:00-15:30h   As crianças aspiram a um emprego que não seja na agricultura e no trabalho doméstico, mas existem poucas oportunidades para elas, sobretudo para as raparigas. Menos de 10% da mão-de-…, Sessão 3.1, Sessão 3.1: Mudanças climáticas, resiliência e sustentabilidade  Sessão 3.1: Mudanças climáticas, resiliência e sustentabilidade  Dia 3: Quarta-feira, 21 de Abril, 2021 | 13:35 – 15:00h   Devido à localização geográfica e à extensa linha de costa de Moçambique, grandes partes do país são vulneráveis aos efeitos recorrentes de ciclones, secas,…, Sessão 3.2, Sessão 3.2: Impacto do Conflito nas Crianças e caminhos colectivos para comunidades resilientes  Sessão 3.2: Impacto do Conflito nas Crianças e caminhos colectivos para comunidades resilientes  Dia 3: Quarta-feira, 21 de Abril, 2021 | 15:30 – 17:00h   O conflito armado complexo e intensificado em Cabo Delgado está infligir um número elevado de…