UNICEF Moçambique Relatório Anual 2020

Em 2020, o apoio do UNICEF permitiu que mais de 2,5 milhões de crianças pequenas recebessem serviços de saúde essenciais e 284.471 pessoas tivessem acesso a água potável.

UNICEF Mozambique Annual Report 2020
UNICEF Mozambique/2020/Ricardo Franco

Destaques

2020 foi um ano excepcionalmente difícil para as crianças em Moçambique. Passados poucos meses após os ciclones tropicais Idai e Kenneth - duas das mais violentas tempestades a atingir o continente - terem devastado grande parte da zona centro e norte de Moçambique, o país viu-se confrontado com a pandemia da COVID-19 de rápida propagação, no meio de um conflito brutal e cada vez mais complexo na província de Cabo Delgado.

Mais de 230.000 crianças foram obrigadas a fugir das suas casas devido à violência e insegurança no norte do país. Pelo menos 8,5 milhões de crianças deixaram de frequentar a escola devido ao encerramento como resultado da implementação das medidas de restrição impostas pela COVID-19 a nível nacional. O impacto económico da pandemia foi particularmente duro para as pessoas mais carenciadas, que representam 46% da população, e que já estavam a debater-se para satisfazer as necessidades básicas das crianças.

Em resposta às várias crises, o UNICEF continuou a apoiar iniciativas chave para promover a sobrevivência, desenvolvimento, bem-estar e protecção à criança. O nosso pessoal adaptou-se rapidamente às modalidades operacionais em constante mudança impostas pela COVID-19, enquanto trabalhava incansavelmente para apoiar as crianças vulneráveis em Moçambique.

Em 2020, o apoio do UNICEF permitiu que mais de 2,5 milhões de crianças pequenas recebessem serviços de saúde essenciais e 284.471 pessoas tivessem acesso a água potável. Facilitamos a obtenção de 17 milhões de dólares em produtos destinados a salvar vidas no âmbito da COVID-19; reforçamos a prevenção e controlo de infecções através da melhoria de instalações de água, saneamento e higiene em 17 centros de isolamento; alcançamos cerca de 12 milhões de pessoas por mês com Comunicação de Risco e Envolvimento Comunitário (RCCE).

 

UNICEF Moçambique Relatório Anual 2020
Autor
UNICEF
Data de publicação
Idiomas
Inglês

Baixe o relatório

(PDF, 2,35 MB)