As nossas crianças em 2025: Opinião de líderes sobre o futuro das crianças em Moçambique

As nossas crianças em 2025

Para cada criança em Moçambique, uma educação de qualidade
UNICEF/MOZA2016-00648/Ricardo Franco

Destaques

Em Agosto de 2013, o jornalista Tomás Vieira Mário reuniu-se com alguns dos líderes de opinião mais influentes do país para discutir sobre um tema do nosso interesse: o futuro das crianças em Moçambique. Além disso, durante as discussões sobre as prioridades e desafios do Governo com o Representante do UNICEF, realizadas em Agosto e Setembro de 2013, alguns membros do Conselho de Ministros do Governo Moçambicano partilharam as suas opiniões sobre o futuro das crianças. A presente publicação reúne excertos das entrevistas e resultados dessas discussões.

Desde o Antigo Presidente da República e anteriores Primeiro-Ministros a conceituados académicos e activistas de ONGs, foram convidados a responder ao mesmo conjunto de perguntas sobre qual será o futuro das crianças e a quê devemos prestar atenção para garantir que o futuro das crianças em Moçambique continue a ser brilhante.

A importância da educação foi destacada por muitos dos entrevistados, que, frequentemente, a colocaram como primeira prioridade para as crianças. A nutrição e a necessidade de se erradicar a fome foram outras questões urgentes que foram alvo de especial destaque. Uma preocupação levantada quase unanimemente foi sobre como a riqueza dos recursos naturais poderá eventualmente afectar a sociedade. Alguns mencionaram a possibilidade de agitação, outros foram mais optimistas, com muitos a enfatizar a necessidade de se garantir que a riqueza seja, também, distribuída aos mais desfavorecidos, especialmente as crianças.
 

As nossas crianças em 2025: Opinião de líderes proeminentes sobre o futuro das crianças em Moçambiqu

Autor

UNICEF Moçambique

Data de publicação

Idiomas

Português

Baixe o relatório

(PDF, 2,34 MB)