UNICEF, Light for the World e Noruega ajudam pessoas com deficiência a criar meios de subsistência

Parceria entre a Light for the world e o UNICEF, com o apoio do Governo da Noruega, criam mecanismos de sustento financeiro para as pessoas com deficiência em Moçambique.

Miraldina Gabriel e Claudio Fauvrelle
Pessoas com deficiência produzem máscaras para protecção da COVID-19
Light for the World/UNICEF/2021/Miraldina José
07 Junho 2021

Beira, Moçambqiue - “Era cada vez mais difícil sustentar os meus filhos, por isso decidi fazer o curso de corte e costura, e espero que um dia possa ter o meu próprio negócio e melhorar as condições de vida da minha família,” contou Bernardo João, de 57 anos de idade, viúvo e pai de 7 filhos, na cidade da Beira.

No ano passado, Bernardo e 47 homens e mulheres com deficiência, beneficiaram-se de kits de costura e de uma formação em produção de máscaras para protecção contra a COVID-19 usando material local. Esta formação e kits resultam de uma parceria entre a Light for the world e o UNICEF, com o apoio da Royal Norwegian Embassy in Maputo🇳🇴, com o objectivo de criar mecanismos de sustento financeiro para as pessoas com deficiência, neste período em que muitas famílias perderam seus meios de subsistência, em consequência da pandemia da COVID-19.

A pandemia da #COVID19 foi uma oportunidade de negócio para Bernardo pois, a procura por máscaras de protecção impulsionou o seu negócio. Bernardo irá agora poder terminar a construção da sua casa, que havia sido interrompida pelo ciclone Eloise, “eu estava a comprar o material para concluir a minha casa, quando chegou a tempestade, e agora preciso recomeçar de novo,” disse Bernardo João.