UNICEF em parceira com União Europeia e Governo Britânico apoia na construção de 100 furos de água

Distritos de Buzi, Chibabava, Dondo, Gorongosa, Muanza e Nhamatanda beneficiam de 100 furos de água

Delfim Nhassavele
UNICEF e parceiros apoia na construção de 100 furos de água
UNICEF Mozambique/2021/Delfim Nhassavele
22 Novembro 2021

Beira, SOFALA – 20 furos de água num lote de 100 planificadas para o ano em curso foram entregues às comunidades do distrito de Buzi, na província de Sofala. Os 100 furos de água são financiados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Europeia e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO), sendo: Buzi (20), Chibabava (15) Nhamatanda (15), Gorongosa (20), Dondo (15) e Muanza (15), avaliados em cerca de 60 milhões de Meticais (960,000 USD).

A entrega simbólica dos 20 furos de água às comunidades, foi feita numa cerimónia dirigida por Sua Excelência Lourenço Ferreira Bulha, Governador da Província de Sofala, e vão permitir que 6,000 pessoas tenham acesso a água potável.

"Das 20 comunidades beneficiárias das fontes de água, 3 estão em escolas, 5 em centros de reassentamento com famílias deslocadas na sequência do Ciclone Eloise e tempestade Chalane e 12 construidas em comunidades," disse Salvo Jessub, Chefe do Departamento de Abastecimento de Água e Saneamento da Direcção Provincial das Obras Públicas de Sofala durante uma breve introdução sobre a campanha de perfuração no distrito de Buzi,

Reiterou ainda, na sua apresentação que das 20 comunidades, 14 famílias bebiam água dos poços tradicionais, 4 famílias percorriam acima de 2 km para conseguir água de fonte segura e 2 bebiam água em fontes em comunidades vizinhas. “Estas fontes vão reduzir o tempo gasto pelas mães a busca de água, que nalguns casos vão com as meninas em idade escolar o que proporcionam o absentismo.

“A vossa responsabilidade é de manter a fonte operacional, através da manutenção preventiva permanente. É responsabilidade de todos utentes desta fonte, contribuir para comprar as peças para substituir as peças que sofre desgaste com a utilização” disse Lourenço Ferreira Bulha, tendo enfatizando ainda que os parceiros apoiam o Governo para construirmos as fontes de água mas a responsabilidade do seu funcionamento é da comunidade.   

A cerimónia contou com a presença de membros do Governo provincial, Coordenadora Provincial do UNICEF e membros do Governo distrital do Distrito de Buzi.