União Europeia, UNICEF e UN Habitat apoiam educação em Moçambique na recuperação pós-ciclone

A União Europeia, o UNICEF e o UN Habitat estão a prestar apoio ao Governo de Moçambique para reabilitar e reconstruir as salas de aulas das escolas danificadas usando material resiliente a ciclones.

Cremildo Assane
União Europeia, UNICEF e UN Habitat Apoiam Sector da Educação de Moçambique na Recuperação Pós-Ciclone
UNICEF/2021/Cremildo Assane
22 Outubro 2021

Chiúre, Cabo Delgado – “As aulas decorriam debaixo das árvores e o nível de aprendizagem não era muito bom,” disse Lopes Abibo, Director da Escola Primária Completa (EPC) de Nahavara, no distrito de Chiúre, província de Cabo Delgado. No dia 25 de Abril de 2019, os tectos de 8 salas de aulas da escola da Zita foram destruídos pelo ciclone Kenneth e os alunos da EPC Nahavra foram forçados a estudar debaixo das árvores.

“Depois que recebemos estas oito (8) tendas, que servem de espaços de aprendizagem temporários e  kits de aprendizagem, o aproveitamento escolar melhorou,” contou Lopes Abibo. Com apoio da União Europeia, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o UN Habitat, foram criados Espaços de Aprendizagem Temporários para evitar que as crianças estudassem ao relento, e também foram distribuidos kits de aprendizagem porque as crianças haviam perdido seu material escolar durante o ciclone.

A União Europeia, o UNICEF e o UN Habitat também estão a prestar apoio ao Governo de Moçambique para reabilitar e reconstruir as salas de aulas das escolas danificadas usando material resiliente a ciclones, no quadro do Fundo de Apoio Escolar (FAE), num investimento de cerca de 7 milhões de meticais. “Estamos a  reabilitar a escola e a cobrir com um  tecto resistente a ventos fortes para garantir que no futuro não caia de novo se chegar um novo ciclone, e garantir que os alunos continuem a ter aulas normalmente ,” disse Faruque Hare, Oficial de Educação do UNICEF em Cabo Delgado.  

As obras serão concluídas e entregues em Dezembro de 2021. “O nosso apoio inclui não só a reconstrução da escola, também estende-se para actividades do conselho de escola, professores de protecção para possíveis futuras emergências, como também questões de violência Baseada no Género,” contou Graça de Sousa, ponto focal da educação da Delegação da União Europeia em Moçambique.

“Como Director da escola, sinto-me feliz porque vamos ter salas de aulas com coberturas resistentes e muito fortes,” concluiu o Director Lopes.