Líderes comunitários ajudam na promoção de comunidades livres do fecalismo a céu aberto

Quando os líderes comunitários assumem um compromisso e responsabilidade com o saneamento, eles contribuem grandemente na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Maltez Mabuie & Delfim Nhassavele
Compromisso e responsabilidade com o saneamento: Líderes comunitários distinguidos na promoção de comunidades livres do fecalismo a céu aberto em Sofala
UNICEF Mozambique/2021/Maltez Mabuie
07 Outubro 2021

Beira, SOFALA – “Nós queremos que as nossas comunidades se tornem livres do fecalismo a céu aberto (LIFECA), por isso andamos de casa em casa falando da importância das latrinas. É um trabalho árduo e temos que ser exemplares, só assim os outros podem copiar e replicar as boas práticas,” disseram os líderes comunitários, durante a Reunião Balanço da Primeira Avaliação das Comunidades LIFECA na província de Sofala.

Quando os líderes comunitários assumem um compromisso e responsabilidade com o saneamento, eles contribuem grandemente na promoção da saúde e prevenção de doenças nas suas comunidades. “É importante destacar o papel das lideranças comunitárias na mobilização social, particularmente no quadro do protocolo LIFECA. A promoção de mudanças sociais e comportamentais é mais eficaz, quando envolve os nossos líderes comunitários, eles têm a voz de comando,” disse o Governador da Província de Sofala, Lourenço Ferreira Bulha.

Durante a reunião, o Governador da Província de Sofala distinguiu seis (6) líderes comunitários, engajados na promoção de comunidades LIFECA nos distritos de Dondo, Búzi, Nhamatanda, Chibabava, Muanza e Gorongosa.

Sob a liderança da Direcção Provincial das Obras Públicas, os esforços para a eliminação do fecalismo a céu aberto estão enquadrados no programa “Melhorar a nutrição infantil e construir resiliência nos distritos afectados pelo ciclone IDAI na Província de Sofala” e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através de fundos da União Europeia.

“Não só promovemos a construção de latrinas melhoradas mas também incentivamos o seu uso e manutenção, por isso sempre visitamos as famílias nas nossas comunidades. Não queremos regredir aos comportamentos anteriores,” concluíram os 6 líderes comunitários distinguidos na promoção de comunidades LIFECA.