Jovens e adolescentes engajados contra todas as formas de violência em Nampula
No âmbito do projecto Adolescentes e Jovens Engajados Contra Todas as Formas de Violência, implementado pela Associação Sócio Cultural Horizonte Azul (ASCHA) e Governo de Moçambique, com o apoio do UNICEF.
Rapale, Nampula - “Agora as raparigas, mulheres, e crianças conhecem seus direitos,” disse Anabela Herinques, educadora de pares líder do distrito de Rapale, na província de Nampula, no arrancar da semana de capacitação em activismo, batiks e encadernação sustentável, no âmbito do projecto Adolescentes e Jovens Engajados Contra Todas as Formas de Violência, implementado pela Associação Sócio Cultural Horizonte Azul (ASCHA) e Governo de Moçambique, com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).
No primeiro dia da capacitação foram realizadas reflexões em torno das temáticas de violência baseada no género (VBG), uniões prematuras, e saúde e direitos sexuais e reprodutivos, para posterior representação artística em batiks (uma técnica de tingimento em tecidos artesanais). A reflexão e representação artística contou com a participação de 30 educadores de pares, dos quais 22 são raparigas e 8 rapazes, e da equipa de trabalho da ASCHA.
"Eu não sabia dizer não, mas com este projecto e neste espaço seguro aprendi a dizer não," disse com orgulho a educadora de pares Narda.
"A ASCHA e o UNICEF trouxeram muitas mudanças na minha vida e na comunidade em geral, gostaria que estas actividades continuassem aqui no meu distrito e também noutras zonas periféricas," concluiu o educador de pares Quito Marcelino.