Iniciativa de água, saneamento e higiene em centros de saúde ajuda na saúde das comunidades
A iniciativa da água, saneamento e higiene em centros de saúde tem como objectivo reduzir as mortes relacionadas com infecções de recém-nascidos e mulheres durante o parto.
- Disponível em:
- Português
- English
MONAPO, Moçambique - “Tínhamos muitas dificuldades no acesso a água aqui no centro de saúde de Metocheria, principalmente na maternidade,” lembra o Director do Centro de Saúde de Metocheira, Elibio Vitorino, de 27 anos de idade, no distrito de Monapo, na Província Nampula.
O centro de saúde de Metocheira não tinha serviços básicos de água, higiene e saneamento (ASH), colocando os pacientes, principalmente as mulheres que iam ao centro de saúde para dar parto, em maior risco de contrair uma infecção.
Com o objectivo de reduzir as mortes relacionadas com infecções de recém-nascidos e mulheres durante o parto, bem como melhorar a dignidade dos pacientes e contribuir para elevar a moral dos profissionais de saúde, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, e o Ministério da Saúde, lançou a iniciativa ASH em centros de saúde.
“Considero também a construção do aterro sanitário uma grande melhoria para o nosso centro de saúde. Estávamos a usar um aterro comunitário que depois de se depositar e queimar o lixo hospitalar, vinham algumas crianças brincar e isso era um grande risco de saúde pública,” disse Elibio. “Agora, conseguimos controlar melhor o risco de as crianças levarem infeções para a comunidade.”
A iniciativa ASH em centros de saúde é um programa apoiado por vários doadores nomeadamente a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), União Europeia, Países Baixos, Reino Unido, Canadá, Agência Suíça para Desenvolvimento e Cooperação (SDC) e Nações Unidas. A iniciativa cobre actualmente 186 centros de saúde em cinco províncias (Nampula, Zambézia, Tete, Cabo-Delgado e Sofala).