“Com este apoio a minha higiene pessoal mudou muito”

Mulheres nos centros de reassentamento de Cabo Delgado recebem apoio para melhorar a sua higiene

Claudio Fauvrelle
Mulheres nos centros de reassentamento de Cabo Delgado recebem apoio para melhorar a sua higiene
JAM/2022
06 Junho 2022

Montepuez, Cabo Delgado – “Quando a organização JAM (Joint Aid Management) veio distribuir produtos de higiene aqui no centro, a minha higiene pessoal mudou muito, porque passei a ter acesso a pensos higiénicos, que podia trocar 3 vezes por dia e era muito confortável. A higiene dos meus filhos também mudou,” conta Viaze Antumane, mãe solteira de 23 anos de idade, que vive com seus 3 filhos no centro de reassentamento Chimoio, no distrito de Montepuez, na província de Cabo Delgado, após ter sido deslocada pelos conflitos armados que assolaram a sua aldeia no distrito de Meluco.

Viaze viu o seu futuro incerto, sem esperança de sobreviver, quando grupos armados atacaram a sua aldeia, tendo encontrado abrigo no centro de reassentamento Chimoio. Com ajuda do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), foi-lhe atribuída um espaço onde construiu a sua casa e tem agora a sua própria latrina e casa de banho. Mas no início teve de enfrentar diversas dificuldades, “quando cheguei aqui no centro, eu não tinha pensos higiénicos, tinha de usar panos como pensos higiénicos, era muito triste, eu não tinha quase nada,” lembra Viaze.

Viaze pensa em voltar para sua zona de origem no futuro, “sonho sempre em voltar, lá tenho a minha machamba e a minha casa.”