Água, saneamento e higiene em centros de saúde ajuda na redução de mortes durante o parto
A iniciativa da água, saneamento e higiene em centros de saúde tem como objectivo reduzir as mortes relacionadas com infecções de recém-nascidos e mulheres durante o parto.
- Disponível em:
- Português
- English
MONAPO, Nampula - "Antigamente era difícil dar parto aqui no Centro de Saúde de Metocheria, tínhamos de percorrer grandes distâncias para ir buscar água para cuidar da nossa higiene depois do nascimento do nosso filho, não havia casas de banho em condições, somente uma latrina tradicional", disse Helena Graciano, de 35 anos, mãe de oito crianças, que vive na localidade de Itoculo, no distrito de Monapo, na província de Nampula.
Os dois filhos mais novos de Helena nasceram no Centro de Saúde da Metocheria, e quando ela fez o parto do seu filho mais novo, o centro de saúde tinha construído novas infraestruturas de água e saneamento. "Quando o meu último filho nasceu, já tínhamos água nas torneiras aqui no centro de saúde e principalmente os chuveiros para fazermos a nossa higiene depois do parto. Tínhamos também uma lavandaria onde eu podia lavar a minha roupa e a do bebé", recorda Helena.
A iniciativa de água, saneamento e higiene (ASH) em centros de saúde é implementada através de uma parceria entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, e o Ministério da Saúde, com o objectivo de reduzir as mortes relacionadas com infecções de recém-nascidos e mulheres durante o parto, bem como melhorar a dignidade dos pacientes e contribuir para elevar a moral dos profissionais de saúde, melhorando o seu ambiente de trabalho.
Como parte desta iniciativa, o UNICEF trabalha a nível nacional para apoiar o fortalecimento de um ambiente favorável para ASH em centros de saúde, que inclui o apoio à coordenação, o desenvolvimento de padrões e normas, apoio ao desenvolvimento de um roteiro nacional, melhoria do sistema de monitoria, e advocacia para o incremento de alocação de recursos. A nível descentralizado, o UNICEF financia e fornece assistência técnica às Direcções Provinciais de Obras Públicas e às Direcções Provinciais de Saúde para construir infraestruturas sustentáveis de ASH.
"Agora, com a chegada da água, tudo é mais fácil", disse Helena. A iniciativa ASH em centros de saúde é um programa apoiado por vários doadores nomeadamente a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), União Europeia, Países Baixos, Reino Unido, Canadá, Agência Suíça para Desenvolvimento e Cooperação (SDC) e Nações Unidas. A iniciativa cobre actualmente 186 centros de saúde em cinco províncias (Nampula, Zambézia, Tete, Cabo-Delgado e Sofala).