UNICEF e a União Europeia apoiam o Governo na formação de técnicos de saneamento e promoção de higiene
O UNICEF e a União Europeia apoiam o Governo na formação de 34 técnicos de saneamento e promoção de higiene provenientes da DPOP e dos distritos da Província de Sofala (Búzi, Dondo, Nhamatanda, Gorongosa, Chibabava e Muanza).

Beira, 31 de Julho de 2023 - No âmbito do programa Melhorar A Nutrição Infantil e Criar Resiliência nos Distritos mais Afectados pelo Ciclone Idai, decorreu de 10 a 14 de Julho, no distrito de Búzi, a formação de 34 técnicos de saneamento e promoção de higiene provenientes da Direcção Provincial das Obras Públicas e dos distritos de Búzi, Dondo, Nhamatanda, Gorongosa, Chibabava e Muanza.
A formação destes técnicos faz parte da implementação da abordagem Saneamento Total Liderado pela Comunidade (SANTOLIC) em implementação naqueles distritos, no contexto daquele programa. Esta abordagem ajuda as comunidades a implementarem um conjunto de actividades que incluem construção e utilização adequada de latrinas familiares, lavagem correcta das mãos em períodos críticos, conservação e consumo de água potável. Estas actividades são integradas a um outro pacote de saúde e nutrição, tendo como alvo a mesma população.
Para executar as actividades de saneamento naqueles 6 distritos foram contratadas as empresas Rigor Lda, ASA Consultores, Amai Mussananhi e Geomati, tendo cada uma enviado dois técnicos para aquela formação. Cada uma destas empresas vai continuar a implementar as actividades em cada distrito por um período de 18 meses, visando alcançar um total de 1.100 comunidades, das quais no mínimo, 800 deverão ficar livres de fecalismo a céu aberto (LIFECA) durante aquele período.
Intervindo no acto da abertura desta formação, o Director Provincial das Obras Públicas de Sofala, o Sr.Eng. Orlando Jequecene, reafirmou o compromisso da Província de Sofala de eliminar o fecalismo a céu aberto que ainda afecta 31% da população rural desta província, segundo o Programa Conjunto de Monitorização da OMS/UNICEF (JMP, 2022) para o Abastecimento de Água, Saneamento e Higiene.
O Programa Melhorar a Nutrição Infantil e Criar Resiliência nos Distritos mais Afectados pelo Ciclone Idai é implementado pelo Governo de Moçambique com apoio técnico e financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Europeia (UE).
Acerca da UE (União Europeia)
A União Europeia está representada em Moçambique por uma Delegação em Maputo, estabelecida em 1985.
O mandato da Delegação inclui o seguinte:
- Assegurar a representação da União Europeia na República de Moçambique;
- Assegurar o acompanhamento das relações bilaterais nos domínios da cooperação política, económica, comercial e de assistência externa (financeira e técnica);
- Gerir um programa de ajuda muito substancial para Moçambique. O principal instrumento de cooperação é o Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED).
- Dar informação e promover o conhecimento sobre a UE e os seus valores e políticas.
Para mais informações sobre a Delegação da UE em Moçambique visite: https://eeas.europa.eu/delegations/mozambique_pt
Sobre o JMP
O Programa Conjunto de Monitorização da OMS/UNICEF (JMP) para o Abastecimento de Água, Saneamento e Higiene é responsável por monitorizar o progresso global em direcção às metas e indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados com a água potável, o saneamento e a higiene (WASH). O JMP produz estimativas nacionais, regionais e globais do progresso em matéria de WASH nos agregados familiares, escolas e centros de cuidados de saúde.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook