UNICEF e Governo da China prestam apoio às famílias afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique

Ajuda vai para 1 milhão de crianças que precisam urgentemente de assistência

10 Março 2020
Familias afetadas pelo ciclone Idai em Moçambique
UN/MOZA2020-00130/Karel Prinsloo

Beijing - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Agência Internacional de Cooperação e Desenvolvimento da China (CIDCA) assinaram um acordo para apoio de $2 milhões de doláres americanos em assistência humanitária às famílias e crianças de Moçambique afetadas pelo ciclone Idai.

O ciclone Idai, que atingiu o sul da África no início de março de 2019, é o pior desastre que atingiu a região em décadas, afetando cerca de 3 milhões de pessoas, mais da metade das quais crianças, no Malawi, Moçambique e Zimbábue. Dos três países afetados pelo ciclone, Moçambique foi o mais afetado, com 1,85 milhão de pessoas, incluindo 1 milhão de crianças em extrema necessidade de assistência humanitária.

"Muitas crianças afetadas pelo ciclone Idai ainda permanecem em centros de reassentamento e muitas vezes superlotados, o que as coloca em risco de doenças como diarréia, malária e cólera," disse Cynthia McCaffrey, representante do UNICEF na China. “Esta contribuição do governo da China fornecerá assistência muito necessária a essas crianças, fornecendo-lhes suprimentos e medicamentos para a prevenção da malária que salvam vidas. Também fortalecerá a capacidade dos agentes polivalente elementares (APEs) de responder às necessidades de crianças e famílias nas comunidades afetadas.”

A contribuição faz parte do Fundo de Assistência à Cooperação Sul-Sul do Governo da China.

A assistência humanitária é fundamental para o mandato do UNICEF e para a realização dos direitos de todas as crianças. O UNICEF responde a mais de 300 situações humanitárias todos os anos.

Contacto para os media

Gabriel Pereira

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 316 5390

Claudio Fauvrelle

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook