UNICEF celebra o 60º aniversário de sua operações em Copenhaga, num momento em que a demanda de suprimentos de emergência para a infância alcança níveis sem precedentes

Embaixador da Boa Vontade do UNICEF Liam Neeson visita armazém humanitário da organização para assinalar este marco histórico

06 Outubro 2022
Embaixador da Boa Vontade do UNICEF Liam Neeson visita armazém humanitário da organização para assinalar este marco histórico
UNICEF/UN0713070/Asamoah

COPENHAGA/NOVA IORQUE - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) celebra o 60º aniversário de suas operações de fornecimento de suprimentos essenciais às crianças mais vulneráveis do mundo a partir do seu Centro Mundial  de Abastecimento e Logística em Copenhaga.

O Centro de Copenhaga, capital da Dinamarca, tem enviado fornecimentos - tais como instrumentos médicos, medicamentos, material de higiene, materiais educativos e equipamento sanitário - a um ritmo recorde nos últimos anos em resposta a um número crescente de crises humanitárias em todo o mundo, incluindo no Afeganistão, Etiópia, Paquistão, Sul do Sudão, Ucrânia, e Iémen, bem como para faze face à pandemia da COVID-19.

"As necessidades humanitárias das crianças nunca foram maiores - e por isso o trabalho do Centro Mundial de Abastecimento e Logística do UNICEF em Copenhaga nunca foi tão importante", disse a Directora Executiva da UNICEF, Catherine Russell. "A melhor forma de assinalar este marco importante é redobrando os nossos esforços para alcançar todas as crianças em situação de risco com os fornecimentos essenciais que as possam ajudar a sobreviver a crises e a reconstruir as suas vidas. O UNICEF está profundamente grato ao Governo e ao Povo da Dinamarca por nos apoiar neste trabalho vital, e aguardamos com expectativa os próximos 60 anos de fornecimento de mantimentos salva-vidas onde e quando forem necessários".

Este ano, 480.000 toneladas métricas de provisões de emergência foram enviadas do armazém até agora, incluindo 1.400 camiões enviados em resposta à guerra na Ucrânia, transportando 10.484 toneladas métricas de provisões. As remessas incluem mais de 800.000 kits de emergência, incluindo kits de obstetrícia, kits de emergência médica, e de higiene familiar.

Em resposta à pandemia da COVID-19, o Centro mUNDIAL de Aprovisionamento e Logística liderou o aprovisionamento, transporte e logística para a COVAX - uma iniciativa mundial que visa o acesso equitativo às vacinas COVID-19. Desde o primeiro carregamento em Fevereiro de 2021, o Hub facilitou a chegada segura de 1,7 mil milhões de doses de vacinas COVID-19 a 146 países e territórios, bem como milhões de seringas, equipamento de armazenamento a frio, e equipamento de protecção pessoal para trabalhadores da saúde.

Na semana passada, como parte das comemorações, o Embaixador da Boa Vontade do UNICEF, Liam Neeson, visitou o armazém, ajudando a embalar suprimentos para crianças no Afeganistão.

"Quando uma emergência atinge - e as crianças são forçadas a abandonar as suas casas, suas escolas e suas comunidades - os materiais enviados do armazém do UNICEF em Copenhaga podem ser a diferença entre a vida e a morte", disse Liam Neeson. "Desde equipamento de oxigénio, produtos para purificar água, redes mosquiteiras, bolas de voleibol, até escolas inteiras, o UNICEF está a providenciar fornecimentos para crianças 24 horas por dia para garantir a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento. Isto é 24/7, sete dias por semana, sem parar"!

Criado em 1962, o espaço de escritórios e armazéns - agora o maior armazém humanitário do mundo - foi oferecido pelo Governo da Dinamarca ao UNICEF para albergar o seu abastecimento global e operações logísticas. Desde então, dezenas de milhares de aviões de carga, navios, camiões e comboios deixaram Copenhaga com inúmeras toneladas de material salva-vidas para crianças que vivem em zonas de conflito, catástrofes naturais e outros cenários de emergência em todo o mundo.

No total, a função de abastecimento e logística do UNICEF forneceu 7,181 mil milhões de dólares americanos em bens e serviços para crianças e suas famílias em 160 países e territórios no ano passado.

No caso de Moçambique

As operações de Aprovisionamento e Logística em Moçambique moblizaram cerca de USD174 milhões, em 2021, nomeadamente para compra e distribuição de vacinas, medicamentos, provisões e serviços vitais para salvar vidas, incluindo produtos e equipamento médico, kits de WASH e higiene, kits de aprendizagem, produtos nutricionais, tendas para alojamento temporário e espaços de aprendizagem, reabilitação das infra-estruturas escolares e fornecimento de mobiliário escolar, entre outros.

 

 


Notas aos Editores

Na Sexta-feira 7 de Outubro, pelas 16.30, Sua Alteza a Princesa Herdeira da Coroa e a Directora Executivo da UNICEF Catherine Russell juntar-se-ão aos apoiantes do UNICEF para uma celebração do 60º aniversário da Divisão de Aprovisionamento do UNICEF na Dinamarca, co-organizada com o Ministério dos Negócios Estrangeiros Dinamarquês.

Os meios de comunicação social são convidados a registar-se para participar contactando Stephanie Brickman, UNICEF Supply Division Communications, Tel +45 40 87 48 76 ou email sbrickman@unicef.org.  

O evento terá lugar no armazém do UNICEF: Oceanvej 10-12, 2150 København.

Acerca do COVAX

Relativamente à COVID-19, por exemplo, desde o início da pandemia, a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI), o Sistema das Nações Unidas em Moçambique, o Banco Mundial, e outros parceiros de saúde têm trabalhado com as autoridades nacionais, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconómicos.

O COVAX, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19 (ACT), é co-liderado pela Coligação para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.

O plano do COVAX é fornecer vacinas para 20% da população de cada país participante ao longo de 2021. Há dois grupos de países e territórios participantes: os autofinanciados, países de média e alta renda, que pagam pelas vacinas; e os de baixa renda que recebem as vacinas sem custo. No caso da África Austral, todos os países da região excepto a República da África do Sul, fazem parte do segundo grupo.

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook