UNICEF celebra o 60º aniversário de sua operações em Copenhaga, num momento em que a demanda de suprimentos de emergência para a infância alcança níveis sem precedentes
Embaixador da Boa Vontade do UNICEF Liam Neeson visita armazém humanitário da organização para assinalar este marco histórico

COPENHAGA/NOVA IORQUE - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) celebra o 60º aniversário de suas operações de fornecimento de suprimentos essenciais às crianças mais vulneráveis do mundo a partir do seu Centro Mundial de Abastecimento e Logística em Copenhaga.
O Centro de Copenhaga, capital da Dinamarca, tem enviado fornecimentos - tais como instrumentos médicos, medicamentos, material de higiene, materiais educativos e equipamento sanitário - a um ritmo recorde nos últimos anos em resposta a um número crescente de crises humanitárias em todo o mundo, incluindo no Afeganistão, Etiópia, Paquistão, Sul do Sudão, Ucrânia, e Iémen, bem como para faze face à pandemia da COVID-19.
"As necessidades humanitárias das crianças nunca foram maiores - e por isso o trabalho do Centro Mundial de Abastecimento e Logística do UNICEF em Copenhaga nunca foi tão importante", disse a Directora Executiva da UNICEF, Catherine Russell. "A melhor forma de assinalar este marco importante é redobrando os nossos esforços para alcançar todas as crianças em situação de risco com os fornecimentos essenciais que as possam ajudar a sobreviver a crises e a reconstruir as suas vidas. O UNICEF está profundamente grato ao Governo e ao Povo da Dinamarca por nos apoiar neste trabalho vital, e aguardamos com expectativa os próximos 60 anos de fornecimento de mantimentos salva-vidas onde e quando forem necessários".
Este ano, 480.000 toneladas métricas de provisões de emergência foram enviadas do armazém até agora, incluindo 1.400 camiões enviados em resposta à guerra na Ucrânia, transportando 10.484 toneladas métricas de provisões. As remessas incluem mais de 800.000 kits de emergência, incluindo kits de obstetrícia, kits de emergência médica, e de higiene familiar.
Em resposta à pandemia da COVID-19, o Centro mUNDIAL de Aprovisionamento e Logística liderou o aprovisionamento, transporte e logística para a COVAX - uma iniciativa mundial que visa o acesso equitativo às vacinas COVID-19. Desde o primeiro carregamento em Fevereiro de 2021, o Hub facilitou a chegada segura de 1,7 mil milhões de doses de vacinas COVID-19 a 146 países e territórios, bem como milhões de seringas, equipamento de armazenamento a frio, e equipamento de protecção pessoal para trabalhadores da saúde.
Na semana passada, como parte das comemorações, o Embaixador da Boa Vontade do UNICEF, Liam Neeson, visitou o armazém, ajudando a embalar suprimentos para crianças no Afeganistão.
"Quando uma emergência atinge - e as crianças são forçadas a abandonar as suas casas, suas escolas e suas comunidades - os materiais enviados do armazém do UNICEF em Copenhaga podem ser a diferença entre a vida e a morte", disse Liam Neeson. "Desde equipamento de oxigénio, produtos para purificar água, redes mosquiteiras, bolas de voleibol, até escolas inteiras, o UNICEF está a providenciar fornecimentos para crianças 24 horas por dia para garantir a sua sobrevivência e o seu desenvolvimento. Isto é 24/7, sete dias por semana, sem parar"!
Criado em 1962, o espaço de escritórios e armazéns - agora o maior armazém humanitário do mundo - foi oferecido pelo Governo da Dinamarca ao UNICEF para albergar o seu abastecimento global e operações logísticas. Desde então, dezenas de milhares de aviões de carga, navios, camiões e comboios deixaram Copenhaga com inúmeras toneladas de material salva-vidas para crianças que vivem em zonas de conflito, catástrofes naturais e outros cenários de emergência em todo o mundo.
No total, a função de abastecimento e logística do UNICEF forneceu 7,181 mil milhões de dólares americanos em bens e serviços para crianças e suas famílias em 160 países e territórios no ano passado.
No caso de Moçambique
As operações de Aprovisionamento e Logística em Moçambique moblizaram cerca de USD174 milhões, em 2021, nomeadamente para compra e distribuição de vacinas, medicamentos, provisões e serviços vitais para salvar vidas, incluindo produtos e equipamento médico, kits de WASH e higiene, kits de aprendizagem, produtos nutricionais, tendas para alojamento temporário e espaços de aprendizagem, reabilitação das infra-estruturas escolares e fornecimento de mobiliário escolar, entre outros.
Notas aos Editores
Na Sexta-feira 7 de Outubro, pelas 16.30, Sua Alteza a Princesa Herdeira da Coroa e a Directora Executivo da UNICEF Catherine Russell juntar-se-ão aos apoiantes do UNICEF para uma celebração do 60º aniversário da Divisão de Aprovisionamento do UNICEF na Dinamarca, co-organizada com o Ministério dos Negócios Estrangeiros Dinamarquês.
Os meios de comunicação social são convidados a registar-se para participar contactando Stephanie Brickman, UNICEF Supply Division Communications, Tel +45 40 87 48 76 ou email sbrickman@unicef.org.
O evento terá lugar no armazém do UNICEF: Oceanvej 10-12, 2150 København.
Acerca do COVAX
Relativamente à COVID-19, por exemplo, desde o início da pandemia, a Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI), o Sistema das Nações Unidas em Moçambique, o Banco Mundial, e outros parceiros de saúde têm trabalhado com as autoridades nacionais, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconómicos.
O COVAX, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19 (ACT), é co-liderado pela Coligação para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.
O plano do COVAX é fornecer vacinas para 20% da população de cada país participante ao longo de 2021. Há dois grupos de países e territórios participantes: os autofinanciados, países de média e alta renda, que pagam pelas vacinas; e os de baixa renda que recebem as vacinas sem custo. No caso da África Austral, todos os países da região excepto a República da África do Sul, fazem parte do segundo grupo.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook