UNICEF aposta em equipamentos para garantir a sobrevivência e qualidade de serviços prestados aos recém-nascidos
O UNICEF, financiado pelos governos da Suécia e da Irlanda, entregou ao sector de saúde da província de Cabo Delgado, vinte mesas de ressuscitação para serem distribuídas aos distritos.
Montepuez, Cabo Delgado - Uma das prioridades do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na área da saúde é providenciar assistência aos recém-nascidos, com especial prioridade para a reanimação neonatal. E para responder a essa necessidade, o UNICEF, financiado pelos governos da Suécia e da Irlanda, entregou ao sector de saúde da província de Cabo Delgado, vinte mesas de ressuscitação para serem distribuídas aos distritos.
O hospital distrital de Montepuez foi um dos visados e recebeu dois destes equipamentos, dos quais estão a ser usados nos serviços cuidados neonatais e no bloco operatório, onde os partos por cesariana são realizados.
“Nós escolhemos alocar uma mesa no bloco operatório porque a que tínhamos não funciona mais, e sempre que temos um parto cesariana, não conseguíamos prestar os cuidados imediatos necessários, o que colocava em risco a vida do bebé pois, o berçário, onde temos estes equipamentos, é muito distante do bloco. Então, com esta mesa de ressuscitação que alocamos no bloco, estamos em condições de oferecer os cuidados imediatos de que o bebé precisa para sobreviver,” disse Ilunga Mcongolo, médico-chefe do hospital distrital de Montepuez.
As duas mesas de ressuscitação tem estado a ajudar na melhoria dos serviços neonatais daquele hospital onde diariamente cerca de seis a sete crianças nascem com asfixia, icterícia, precisando de aquecimento. Algumas das funções que o equipamento oferece são importantes para a sobrevivência do recém-nascido.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook