Semana Mundial da Imunização: Liam Neeson, Embaixador de Boa Vontade do UNICEF, encabeça a semana de comemoração dos esforços mundiais de vacinação e apela a um maior investimento
Até 10 de Maio, os parceiros mundiais prometem doar um dólar ($1) cada vez que alguém faça “gosto”, partilhe ou comente as publicaçõpes nas redes sociais em que se mencione 'UNICEF' usando a hashtag #longlifeforall.

NOVA IORQUE, 24 de Abril de 2022 – Liam Neeson, Embaixador de Boa Vontade do UNICEF, encabeçará a iniciativa global de vacinação do UNICEF com uma mensagem global agradecendo aos cientistas, pais, profissionais de saúde e outros que têm desempenhado um papel decisivo na ajuda à imunização de crianças nas últimas duas décadas.
Num vídeo divulgado antes da Semana Mundial de Imunização, Neeson fala sobre como os esforços de cientistas como Jonas Salk (criador da primeira vacina contra a poliomielite), e de trabalhadores dedicados que enchem frascos nas fábricas ou administram as injecções de vacinas, tornaram possível salvar dois a três milhões de vidas de crianças por ano.
"As vacinas representam uma notável realização de sucesso humano. Nos últimos 75 anos, milhares de milhões de crianças foram vacinadas, graças aos cientistas, aos trabalhadores da saúde, aos voluntários. Se alguma vez foi vacinado, ou vacinou os seus filhos, então faz parte da cadeia braço a braço que mantém toda a humanidade segura", afirmou Liam Neeson, Embaixador de Boa Vontade da UNICEF. "Vivemos as nossas vidas livres de preocupações sobre o contágio de varíola. Outrora um diagnóstico aterrador, a poliomielite já não é uma ameaça na maior parte do mundo. Nos últimos anos, a conversa sobre vacinas perdeu de vista o bem que fizeram por cada um de nós. Temos de celebrar isto. É talvez uma das maiores realizações colectivas da história da humanidade".
A partir de agora e até 10 de Maio, cada vez que alguém faça “gosto”, partilhe ou comente as publicações nas redes sociais em que se mencione UNICEF usando a hashtag #longlifeforall far-se-á a doação de um dólar (US $1) ao UNICEF, da campanha Shot@Life da Fundação das Nações Unidas e da Fundação Bill & Melinda Gates - para ajudar a garantir que todas as crianças obtenham as vacinas que salvam vidas de que necessitam.
Apesar dos sucessos, uma alarmante cifra de 23 milhões de crianças não foram vacinadas em 2020. Este número só pode ser reduzido através de um maior empenho e investimento em serviços de vacinação. O UNICEF é o principal fornecedor mundial de vacinas a crianças em mais de 100 países. Em colaboração com a Gavi, a Aliança para Vacinas e seus aliados, o UNICEF fornece vacinas para atingir 45 por cento das crianças com menos de cinco anos em todo o mundo. O UNICEF também trabalha com governos em mais de 130 países para reforçar os programas nacionais de saúde e vacinação.
"Os últimos dois anos ensinaram-nos que um sistema de cuidados de saúde que deixa algumas crianças expostas, é um sistema de cuidados de saúde que deixa todas as crianças expostas", assegurou a Directora Executiva do UNICEF, Catherine Russell. "A melhor maneira de o mundo recuperar desta pandemia - e de se preparar para futuras emergências de saúde - é investir em sistemas de saúde mais fortes, assim como em serviços essenciais de saúde e de imunização para cada criança".
A Semana Mundial de Imunização - celebrada todos os anos na última semana de Abril - é liderada pela Organização Mundial de Saúde e reúne parceiros mundiais para promover a utilização de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças. O tema para este ano é #LongLifeForAll (LongaVidaaTodos), com a expressão "longa vida" reflectindo a importância das vacinas de longa duração.
"Estamos numa corrida contra o tempo para restaurar os serviços de vacinação que se interromperam devido à pandemia da COVID-19 e acelerar o progresso contra todas as doenças evitáveis por vacinação", disse Gargee Ghosh, Presidente da Global Policy and Advocacy da Bill & Melinda Gates Foundation. "É por isso que estamos entusiasmados por trabalhar com o UNICEF e outros parceiros em todo o mundo para garantir que as crianças - especialmente as dos países mais pobres do mundo - tenham acesso às vacinas de que necessitam para viverem uma vida longa e saudável".
"O UNICEF assegura que quase metade das crianças do mundo com menos de cinco anos estejam 'protegidas pelo amor' com vacinas que salvam vidas", disse Martha Rebour, Directora Executiva da Shot@Life, Fundação das Nações Unidas. "Temos a honra de apoiar e promover o seu trabalho durante a Semana Mundial de Imunização e esperamos que outros se juntem a nós na nossa defesa destes programas globais críticos de vacinas".
Notas aos editores
O vídeo e a campanha estão disponíveis desde as 00.01 TMG de 24 de Abril. As conversas online com os Embaixadores do UNICEF serão partilhadas no Facebook e Instagram e também disponíveis para descarregar aqui sob embargo e durante toda a Semana Mundial de Imunização.
Saiba mais sobre o trabalho do UNICEF em matéria de imunização aqui.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook