República da Coreia aumenta o seu investimento no ensino primário e resposta à COVID-19 nas províncias da Zambézia e Nampula

23 Junho 2021
República da Coreia aumenta o seu investimento no ensino primário e resposta à COVID-19 nas províncias da Zambézia e Nampula
UNICEF Mozambique/2021/Claudio Fauvrelle

Maputo, Moçambique: A República da Coreia anunciou hoje uma contribuição adicional de 7 milhões de dólares para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para melhorar a qualidade da educação nas províncias da Zambézia e Nampula. A contribuição segue-se à primeira fase do programa que foi implementado de 2016 até Abril de 2021 intitulado Melhoria da qualidade do ensino primário e dos resultados da aprendizagem dos estudantes na Zambézia. A primeira fase foi avaliada em 6,9 milhões de dólares.

O anúncio foi feito durante uma cerimónia oficial em Maputo, que contou com a presença de altos representantes governamentais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, e do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, do Embaixador da República da Coreia em Moçambique, Sr. Sung Jun Yeo, e do Director Nacional da Agência para o Desenvolvimento Internacional da Coreia (KOICA) Sr. Young-Sun Jung e da Representante do UNICEF Sra. Maria Luisa Fornara.

O Embaixador Sung Jun Yeo expressou o seu contentamento com a colaboração adicional da KOICA com o UNICEF para melhorar a equidade e a qualidade da educação. "A Coreia é famosa pelo seu rápido crescimento económico num curto período de tempo e acredito que isto foi possível devido ao fervor dos coreanos pela educação. O investimento na educação conduz não só ao sucesso individual mas também ao desenvolvimento nacional", afirmou.

O Director Nacional da KOICA, Sr. Young-Sun Jung, mencionou que "o KOICA espera que o projecto contribua para melhorar o acesso de todas as crianças à escola, de modo a que nada possa prejudicar o seu direito de aprender". "Esta contribuição irá assegurar que mais crianças entrem na escola, que as competências dos professores sejam melhoradas e que as crianças tenham acesso a água e saneamento para que possam permanecer na escola", acrescentou ele.

Ao reconhecer a contribuição, a Representante do UNICEF, Maria Luisa Fornara transmitiu a sua gratidão à República da Coreia pelo seu contínuo empenho na educação das crianças em Moçambique. "Apreciamos esta parceria inabalável que continua a crescer.  A contribuição de hoje permitir-nos-á aumentar os ganhos que já obtivemos com o primeiro investimento na Zambézia com o objectivo de expandir o nosso programa à província de Nampula para assegurar que mais crianças tenham acesso ao ensino primário", disse a Sra. Maria Luisa Fornara ao reconhecer a contribuição.  "Mesmo no contexto do COVID-19, as crianças devem continuar a aprender e a fazê-lo com segurança". Agradecemos que a contribuição também apoiará os nossos esforços para responder à COVID-19, o que poderá comprometer os progressos que fizemos até à data", acrescentou a Sra. Fornara.

A nova contribuição permitirá ao UNICEF e aos parceiros melhorar as competências de 1.400 professores e directores escolares, beneficiando cerca de 220.000 estudantes, proporcionar acesso a água potável, saneamento e serviços de higiene a mais de 17.500 alunos e garantir que as escolas estão a salvo da COVID-19.

O UNICEF irá trabalhar principalmente com o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, o Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos e outras entidades governamentais a nível central, provincial e distrital para executar o programa em três distritos da Zambézia e três distritos de Nampula. O UNICEF fornecerá 500.000 dólares adicionais para o programa.


Nota para os editores:

Acerca da KOICA

KOICA (Korea International Cooperation Agency) é uma agência governamental da República da Coreia, cujo mandato é contribuir para o avanço da cooperação internacional através de vários projectos que constroem relações amigáveis e de colaboração e intercâmbios mútuos entre a Coreia e os países em desenvolvimento e apoiam o desenvolvimento económico e social nos países em desenvolvimento. Para mais informações sobre KOICA, visite www.koica.go.kr

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook