As primeiras 384.000 doses de vacinas COVAX que salvam vidas chegaram a Moçambique hoje

As vacinas da AstraZeneca fornecidas através da Facilidade COVAX chegaram a Maputo por via aérea hoje

08 Março 2021
As primeiras 384.000 doses de vacinas COVAX que salvam vidas chegaram a Moçambique hoje
UNICEF Mozambique/2021/Grant Lee Neuenburg

Maputo, 08 de Março de 2021 – O Primeiro-Ministro e o Ministro da Saúde de Moçambique, Embaixadores dos principais países doadores e representantes do sistema ONU saudaram hoje a chegada do primeiro lote de vacinas COVAX ao aeroporto de Maputo.

Com esta entrega, os profissionais de saúde, idosos e pessoas com problemas de saúde pré-existentes que são vulneráveis ​​ao COVID-19 podem agora receber vacinas contra o coronavírus que salvam vidas em Moçambique, visto que 384.000 doses do AstraZeneca foram entregues pela UNICEF em nome da Facilidade COVAX. Até o final de maio, 2,4 milhões de doses devem chegar ao país.

Mais de 62.520 moçambicanos foram infectados pelo COVID-19 e 693 perderam a vida. Depois de quase um ano de restrições e bloqueios periódicos e outras medidas de prevenção, como o encerramento de escolas, que tiveram um impacto devastador na economia local e no tecido social do país, a chegada das vacinas marca o tão esperado início do período fim da pandemia.

“A chegada da vacina hoje semeia esperança em todos nós de que em breve seremos capazes de acabar com este sofrimento. É a luz no fundo do túnel. E a ideia por trás da iniciativa da COVAX é que essa luz no fim do túnel deve brilhar para todos. ” disse Maria-Luisa Fornara, Representante da UNICEF em Moçambique.

O principal objetivo da COVAX é garantir que as pessoas em todos os cantos do mundo, independentemente da sua riqueza, tenham acesso às vacinas COVID-19 à medida que elas vão se tornando disponíveis.

O envio das vacinas para Moçambique faz parte dos esforços inovadores da COVAX para entregar cerca de 2 bilhões de doses de vacinas COVID 19 globalmente em 2021. Será a aquisição e fornecimento global mais extenso e rápido de vacinas da história.

“Sob a liderança do Governo, foi desenvolvido um plano nacional de vacinação, que agora irá garantir a implementação eficaz e segura da vacinação. ” disse Joaquim Saweka, Representante da OMS em Moçambique. “

“A iniciativa COVAX é importante para Moçambique porque ela vai garantir de forma gratuita o acesso a vacinas contra a COVID-19 de qualidade, por isso, quero agradecer a todos que contribuem para a iniciativa COVAX” realçou Armindo Daniel Tiago, Ministro da Saúde.

 


Nota para o Editor

Sobre a iniciativa COVAX  

COVID-19 Vaccines Global Access, abreviado como COVAX, é uma iniciativa global que visa o acesso equitativo às vacinas COVID-19 liderada por Gavi, a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Coalizão para Inovações de Preparação para Epidemias (CEPI) e UNICEF. COVAX visa coordenar recursos internacionais para permitir o acesso equitativo de diagnósticos COVID-19, tratamentos e vacinas COVID-19. Mais de 30 doadores estão contribuindo para a COVAX, incluindo os EUA, UE, Reino Unido, Japão, Canadá e Alemanha.

 

Contacto:
Daniel Timme, UNICEF Moçambique
dtimme@unicef.org
+ 258 82 312 1820

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook