Oficina de produção de material sobre desenvolvimento inclusivo na primeira infância: "Comunicação inovadora para e sobre bebés e crianças pequenas"

30 Novembro 2019
Oficina de produção de material sobre desenvolvimento inclusivo na primeira infância: "Comunicação inovadora para e sobre bebés e crianças pequenas"
UNICEF Mozambique/2019/Claudio Fauvrelle

Maputo - Pela primeira vez em Moçambique, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Rede Nacional de Desenvolvimento da Primeira Infância (R-DPI), em colaboração com vários Ministérios e outros parceiros, reuniram-se para realizar um workshop de seis dias para criar  materiais de aprendizagem e media com foco no desenvolvimento da primeira infância. O objectivo do workshop era desenvolver materiais para a media criativos e de entretenimento para crianças, que incluam todas as crianças e que promovam a cultura e os valores positivos de Moçambique, enquanto nutrem o cuidado holístico e o desenvolvimento saudável de bebés e crianças pequenas. 

Durante este workshop, uma grande variedade de livros infantis, spots de rádio e TV foram produzidos, além de materiais prácticos e criativos para cuidadores, incluindo famílias e trabalhadores da linha de frente.

Estes materiais apresentam especificamente os aspectos positivos da cultura moçambicana, bem como práticas positivas de cuidadores, profissionais de saúde, famílias com crianças vivendo com deficiência e comunidades em Moçambique. Espera-se que o material ajude a aumentar a confiança e a competência de todos os trabalhadores da linha de frente e membros da família para fornecer uma estrutura de desenvolvimento para TODAS as crianças moçambicanas.

Esta oportunidade única reunindo especialistas de DPI, incluindo pessoas com deficiência e os melhores talentos criativos do país. A faixa etária para o desenvolvimento da primeira infância é um dos principais sectores globais em crescimento, e o UNICEF e seus parceiros estão defendendo uma maior ênfase nessa “cultura da media” positiva entre bebés e crianças pequenas e cuidadores, aqui em Moçambique.

A principal facilitadora deste workshop é a Sra. Barbara Kolucki, Consultora de longa data do UNICEF e Especialista  em DPI, CpD, Media e Crianças com Deficiência, com mais de 30 anos de experiência trabalhando em África, Ásia, Europa e EUA, ajudando os participantes a desenvolver uma comunicação de classe mundial. Ela foi a primeira Directora de Programas da Vila Sésamo a introduzir crianças e adultos com deficiência no programa de TV e facilitar a utilização e mobilização de parceiros-chave para aprimorar o aprendizado e as habilidades holísticas das crianças.

O workshop aconteceu em Maputo de 25 a 30 de Novembro de 2019 e terminará com uma apresentação dos livros de pessoas  "laureadas/premiadas" em Moçambique e outros materiais de media infantil para um público maior no hotel Radisson Blu.

O Workshop cobriu todos os aspectos do desenvolvimento infantil, incluindo as pesquisas mais recentes em neurociência, que enfatizam a importância crítica do vínculo, nutrição e apoio precoces de pais e mães (homens e mulheres) no início da vida de uma criança e o impacto duradouro do estresse, trauma e violência em todos os aspectos do desenvolvimento.

Além das produções que incentivam a brincadeira, a aprendizagem precoce, a nutrição saudável e o saneamento - existem várias tarefas que abordam como cuidadores e trabalhadores da linha de frente podem prevenir e identificar comportamentos prejudiciais na vida de uma criança, incluindo preconceito (contra meninas ou crianças com deficiência) , violência, ambientes inseguros e outras formas de abuso psicossocial.
 

 

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 316 5390

Claudio Fauvrelle

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook