O UNICEF está a aumentar o seu apelo humanitário 2021 para Moçambique

21 Junho 2021
O UNICEF está a aumentar o seu apelo humanitário 2021 para Moçambique
UNICEF/MOZA2020-00501/Ricardo Franco

Maputo - O UNICEF está a aumentar o seu apelo humanitário 2021 para Moçambique de 52 para 96,5 milhões de USD, dos quais 55,7 USD serão canalizados para a resposta de Cabo Delgado.

Com os contínuos ataques em Cabo Delgado, surtos de doenças transmissíveis, e o impacto do ciclone Eloise, a situação humanitária em Moçambique deteriorou-se significativamente desde o início do ano. Mais de 732.000 pessoas estão deslocadas devido ao conflito no Norte do país, das quais 46% são crianças. Os serviços básicos têm sido gravemente perturbados em grandes partes de Cabo Delgado.

 "Será necessário mais apoio da comunidade internacional para responder adequadamente às necessidades da população afectada nas províncias do Norte e para continuar a apoiar as pessoas afectadas por desastres naturais que ocorreram no centro de Moçambique", disse Maria Luisa Fornara, Representante do UNICEF em Moçambique.

A crise de Cabo Delgado, em particular, está a ter um impacto preocupante nas crianças e mulheres: Muitas crianças sofreram traumas profundos. Se não forem tratadas, poderão tornar-se um factor para uma crise longa e prolongada que poderá rapidamente alastrar a outras áreas.

Mais de um terço das unidades sanitárias em Cabo Delgado foram danificadas ou destruídas. Nas áreas mais afectadas pelos combates, não existem instalações que funcionem de todo.

Mais de 220 escolas e vários sistemas de água foram alvo de ataques. Mais de 300.000 crianças em idade escolar estão deslocadas e dependem da escolarização de emergência.

Estima-se que 33.000 crianças estejam a sofrer de desnutrição potencialmente fatal que requer cuidados especializados; e com a desnutrição prevista para aumentar até ao final do ano em Palma, Macomia e Quissanga, este número irá aumentar.

Juntamente com autoridades nacionais, provinciais e distritais, e parceiros humanitários, o UNICEF está a:

  • Obter material e serviços de salvamento de vidas para crianças e famílias deslocadas, incluindo as que escaparam de Palma, e comunidades que as abrigam.
  • Aumentar e reforçar o apoio psicossocial baseado na comunidade às crianças, juntamente com sistemas de encaminhamento e serviços essenciais de protecção da criança.
  •  Proporcionar às crianças gravemente subnutridas leites e alimentos terapêuticos especiais.
  • Fornecer material humanitário para responder às necessidades de saúde, saneamento e higiene, educação, protecção da criança.

 

Link: https://www.unicef.org/media/102191/file/2021-HAC-Mozambique-June-Revision.pdf

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook