Moçambique recebeu hoje1.209.600 doses de vacina Johnson & Johnson no âmbito da iniciativa COVAX doadas pela Bélgica e pelo Governo da Flanders
Maputo, 07 de Janeiro de 2022 - O Governo de Moçambique, recebeu hoje, 1.209.600 doses de vacina Johnson & Johnson no âmbito da iniciativa COVAX, doadas pela Bélgica e pelo Governo da Flanders, através da Ministra Federal responsável pela Cooperação para o Desenvolvimento, Sua Excelência Meryame Kitir.
Estas doses complementam as 9.966.420 doses já obtidas pelo Governo Moçambicano totalizando 11.176.020, com o apoio de vários parceiros de Moçambique, no âmbito da iniciativa COVAX.
Durante os meses de Outubro e Novembro, a Bélgica teve a honra de atribuir 149.760 doses e 207.300 doses de vacinas AstraZeneca a Moçambique.
O COVAX, pilar de vacinas do acelerador de acesso a ferramentas contra a COVID-19 (ACT), é co-liderado pela Coligação para Promoção de Inovações em prol da Preparação para Epidemias (CEPI); da Aliança Mundial para Vacinas e Imunização (GAVI); e da Organização Mundial da Saúde (OMS) – que trabalham em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), como parceiro chave na execução, bem como com organizações da sociedade civil, fabricantes de vacinas, Banco Mundial e outros.
Desde o início da pandemia, o Sistema das Nações Unidas em Moçambique tem trabalhado com as autoridades nacionais, empresas e a sociedade civil para identificar e atender às necessidades da população na resposta à crise sanitária e a seus efeitos socioeconómicos.
O plano do COVAX é fornecer vacinas para 20% da população de cada país participante ao longo de 2021. Há dois grupos de países e territórios participantes: os autofinanciados, países de média e alta renda, que pagam pelas vacinas; e os de baixa renda que recebem as vacinas sem custo. No caso da África Austral, todos os países da região excepto a República da África do Sul, fazem parte do segundo grupo.
“Até que a maioria da população esteja completamente vacinada será fundamental manter todas as medidas preventivas de resposta à pandemia”. disse Maria Luisa Fornara, Representante do UNICEF em Moçambique. “Continuaremos a trabalhar com o Governo de Moçambique e parceiros para assegurar a disponibilidade de vacinas para a maioria da população”, concluiu.
Contacto para os media
Sobre o UNICEF
O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz
Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook