Missão conjunta da ONU entrega ajuda humanitária a mais de 10 mil pessoas em Palma, Cabo Delgado

23 Setembro 2021
Missão conjunta da ONU entrega ajuda humanitária a mais de 10 mil pessoas em Palma, Cabo Delgado
UNICEF Mozambique/2021/Lucio Melandri

Palma, Cabo Delgado - A Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa Mundial para a Alimentação (PMA) prestaram ajuda humanitária a 2.150 famílias no distrito de Palma como parte de um Plano de Resposta Conjunta. Esta resposta coordenada oferece alívio às pessoas isoladas que não receberam ajuda humanitária de agências da ONU desde o início dos ataques armados em Palma, no final de Março deste ano. 

“Com estes kits de abrigo (cobertores, utensílios de cozinha, esteiras de dormir, lonas, cordas e sacolas) esperamos reduzir o impacto sofrido pelos civis em Palma. Com este acesso temporário, as equipes da OIM puderam realizar uma avaliação inicial sobre as necessidades atuais dos deslocados internos nessas áreas até então inacessíveis ”, disse Laura Tomm-Bonde, Chefe de missão da OIM.

A carga humanitária e os trabalhadores humanitários foram transportados pelo serviço de logística humanitária do PMA, que envolveu barcos, caminhões e a aeronave do Serviço Aéreo Humanitário da ONU (UNHAS), gerido pelo PMA.

“Foi um incrível esforço humanitário conjunto das agências irmãs da ONU, o PMA, UNICEF e OIM em estreita coordenação com o Governo de Moçambique”, disse Antonella D’Aprile, Representante do PMA.
 
O acesso e a segurança em áreas mais remotas continuam a ser um desafio para os atores humanitários em Cabo Delgado. A situação atual tem limitado a prestação de ajuda a algumas das populações mais vulneráveis.  De acordo com a OIM, desde 2017 mais de 730 mil pessoas foram deslocadas devido ao conflito em Cabo Delgado.
 
“Nesta situação de conflito e deslocação, os mais vulneráveis precisam do nosso apoio e são as mulheres e as crianças”, disse a Representante do UNICEF Maria-Luisa Fornara. “Os kits de emergência irão prevenir doenças potencialmente fatais, melhorar o estado nutricional das crianças e, em geral, permitir uma vida mais digna e segura”, continuou ela.
 
A distribuição de kits de ajuda pelas agências da ONU foi uma operação extraordinária, que se baseou em longas negociações para acesso humanitário e apoio do Governo de Moçambique e de outras ONGs e organizações da sociedade civil já atuantes no terreno. Este Plano de Resposta Conjunta aliviará temporariamente o sofrimento de milhares de pessoas deslocadas internamente em algumas das áreas mais afetadas. 
 
As agências da ONU continuam comprometidas em fornecer uma resposta rápida para apoiar as pessoas mais vulneráveis em colaboração com os parceiros e apelam à comunidade doadora por um apoio contínuo.  

 


 
Para mais informações, por favor contacte: Manuel Mabuiangue OIM Moçambique, Tel: +258 847345420, Email: mmabuiangue@iom.int

Para mais informações, por favor contacte: Daniel Timme UNICEF Moçambique, Tel: +258 823121820 Email: dtimme@unicef.org

ara mais informações, por favor contacte: Denise Colletta PMA Moçambique, Tel: +258 857110605, Email: denise.colletta@wfp.org

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook