Mais de 20 comunidades assumem a responsabilidade pela gestão de furos de água em Cabo Delgado

20 Fevereiro 2024
Mais de 20 comunidades assumem a responsabilidade pela gestão de furos de água em Cabo Delgado
UNICEF Moçambique/2024/Miraldina Gabriel

Cabo Delgado, Moçambique – Para apoiar na resolução dos problemas de sustentabilidade das infraestruturas de saneamento e abastecimento de água na província de Cabo Delgado, a Direcção Provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos está a implementar um programa de saneamento e abastecimento de água, que visa melhorar as condições de vida das comunidades através da promoção de boas práticas de higiene e saneamento onde a própria comunidade é responsável pela manutenção e gestão da bomba manual a ser instalada.

Como parte do programa, também foram treinados e revitalizados mais de 20 comités de água para a gestão de furos nos distritos de Metuge, Ancuabe, Chiure, Montepuez, Namuno e Balama.

Esta é uma iniciativa do Governo da Província de Cabo Delgado e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio financeiro do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) e do Banco de Desenvolvimento Alemão (KFW), que abrange para além de matérias ligadas a gestão e sustentabilidade das infraestruturas construídas, a melhoria das condições de higiene e saneamento das comunidades, bem como o abandono do fecalismo a céu aberto.

Estas acções enquadram-se no âmbito do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR).

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 84 522 1721

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook