Lançamento da Iniciativa Global Inter-Religiosa COVID-19 Fé em Acção

Fé e Mudança Positiva para Crianças, Famílias e Comunidades

09 Abril 2020

NOVA IORQUE - A pandemia do COVID-19 apresentou-nos um desafio global sem precedentes, atingindo todas as comunidades em todas as nações do mundo. A pandemia está a fazer com que os sistemas de trabalho, educação, finanças e vidas domésticas parem, afectando quase todos os aspectos da vida das pessoas.

À medida que a pandemia continua a causar doenças inimagináveis ​​e a aumentar o número de mortos, estamos particularmente conscientes da crescente vulnerabilidade de crianças, famílias e, em particular, raparigas. As crianças estão a enfrentar uma série de desafios à sua saúde e segurança: encerramento de escolas, altos níveis de sofrimento emocional, maiores riscos de violência e maior insegurança alimentar. Também estamos a ver um aumento no número de órfãos e na incidência de outras doenças devido à interrupção dos serviços de vacinação. E estamos a ver uma necessidade crescente de apoio financeiro e material para as famílias mais afectadas pela perda de renda e as consequências daí decorrentes.

Hoje, à medida que multidões se preparam para diversas observâncias religiosas (incluindo Passover, Páscoa, Ramadão e Vaisakhi (Vesak) e Ridván), a Religions for Peace (RfP) – Religiões pela Paz – e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), estão a unir-se para lançar uma Iniciativa Global Inter-Religiosa COVID-19 Fé em Acção para aumentar a consciencialização sobre os impactos dessa pandemia nos cidadãos mais jovens do mundo.

A Iniciativa reflecte os papéis únicos e críticos desempenhados por líderes e actores religiosos, influenciando valores, atitudes, comportamentos e acções que afectam o desenvolvimento e o bem-estar das crianças do mundo. A Iniciativa será coordenada pela Parceria Global sobre Fé e Mudança Positiva para Crianças, Famílias e Comunidades, que envolve os Conselhos Inter-religiosos da Religions for Peace, incluindo líderes séniores das tradições religiosas e espirituais do mundo - Bahai, Budista, Cristã, Hindú, Islâmica, Espiritualidades Jainista, Judaica, Sikh, Zoroastriana e Indígena. Também inclui redes inter-religiosas de jovens e mulheres, em colaboração com a Iniciativa de Aprendizagem Conjunta de Comunidades Locais de Fé (JLI) com seus membros de organizações internacionais baseadas na fé.

Esta parceria global compromete-se agora a fortalecer a acção inter-religiosa e a mobilização da comunidade, para combater a pandemia do COVID-19. A Iniciativa Global Inter-Religiosa COVID-19 Fé em Acção convoca todas as comunidades em todo o mundo, juntamente com governos, entidades da ONU e organizações da sociedade civil a unirem forças para:

ADAPTAR

... Reuniões de fé, rituais e serviços, de acordo com a Declaração da Aliança RfP-ACT e as Orientações da OMS sobre reuniões religiosas em massa, enterros e rituais, para:

Honrar as orientações das autoridades sanitárias internacionais e nacionais sobre reuniões públicas, distanciamento físico e outros assuntos críticos de saúde pública relacionados a reuniões religiosas, serviços e rituais, como funerais, casamentos e nascimentos, para a saúde e segurança de seguidores religiosos, enquanto desenvolvem abordagens pastorais alternativas .

PROMOVER

... Maior foco em higiene e saneamento, de acordo com os ensinamentos religiosos e textos sagrados que enfatizam a limpeza como elemento de santidade.

... Ouvir crianças e famílias, através de espaços organizados para o diálogo online, através dos meios de comunicação (media) e onde permitido de casa em casa, e em fóruns de pequenos grupos (mantendo distância).

... Diálogo intergeracional para dar voz a raparigas, rapazes, juntamente com os pais e as comunidades, para encontrar soluções para os problemas que cercam a epidemia.

... Vozes de fé e maior envolvimento da comunidade para informar as respostas locais, bem como a formulação de políticas e programas nacionais.

CONTRAPÔR

... Todas as formas de estigma e discriminação associadas à transmissão da doença com a promoção activa de atitudes e comportamentos em defesa da dignidade e dos direitos de todas as pessoas.

PROVIDENCIAR

... Engajamento activo de redes de comunidades religiosas, incluindo mulheres religiosas e jovens, em colaboração com as estruturas de governação local, para fornecer serviços voluntários organizados em:

Cuidado e apoio espiritual e emocional para pais, filhos, idosos e pessoas que sofrem perturbações e angústias, a fim de fornecer uma fonte de apoio, paz, conforto e esperança.

Orientação parental positiva, específica para a idade e sensível ao género, e apoio às famílias em relação à saúde, desenvolvimento, protecção e bem-estar social e emocional de crianças e jovens, particularmente aqueles em famílias de baixa renda e os mais vulneráveis ​​e mais difíceis de alcançar.

Comunicação e engajamento voltados para jovens, incluindo seu apoio com o uso mais sistemático de tecnologia e media social como plataforma de comunicação conectiva para comunidades durante períodos de distanciamento físico e além.

Estamos unidos neste momento global de esperança e solidariedade entre religiões pela sobrevivência, protecção e desenvolvimento de nossos filhos, famílias e comunidades.

 


 

Notas para editores:

Esta é uma Declaração Conjunta emitida pela Directora Executiva do UNICEF, Henrietta Fore, e Religions for Peace, incluindo:

Religiões para Moderadores da Paz:

Dr. Vinu Aram

Director, Shanti Ashram

Co-Moderador, Religiões pela Paz

Rev. Kosho Niwano

Presidente Designado, Rissho Kosei-Kai

Co-Moderador, Religiões pela Paz

SExcia. Shaykh Abdallah bin Bayyah

Presidente, Fórum para a Paz nas Sociedades Muçulmanas, Abu Dhabi

Co-Moderador, Religiões pela Paz

SExcia. Metropolitan Emmanuel

França Metropolitana, Patriarcado Ecuménico

Co-Moderador, Religiões pela Paz

Com as seguintes Religiões para a Liderança pela Paz:

Sra. Bani Dugal, Representante Principal da Comunidade Internacional Bahá'í nas Nações Unidas; Co-Presidente, Religiões pela Paz

Sr. Homi Gandhi, Presidente, Federação das Associações Zoroastrianas da América do Norte; Co-Presidente, Religiões pela Paz

O Rev. Antje Jackelen, Arcebispo de Uppsala, Primaz da Suécia, Igreja da Suécia; Co-Presidente, Religiões pela Paz

SExcia. Sheik Shaban Ramadhan Mubaje, Grande Mufti, Uganda; Co-Moderador, Conselho Africano de Líderes Religiosos - Religiões pela Paz

SExcia. John Cardinal Onaiyekan, Arcebispo Emérito de Abuja, Nigéria; Presidente Honorário, Religiões pela Paz

Sra. Aruna Oswal, Vice-presidente da Confederação Jain Mundial; Co-Presidente, Religiões pela Paz

Avô Dominique Rankin, Grande Chefe Hereditário de Algonquin; Co-Presidente, Religiões pela Paz

O Rabino-chefe David Rosen, KSG CBE, Director internacional de Assuntos Inter-religiosos, Comité Judaico Americano; Co-Presidente, Religiões pela Paz

Bhai Sahib Mohinder Singh, OBE KSG, Presidente do Guru Nanak Nishkam Sewak Jatha; Co-Presidente, Religiões pela Paz

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390
Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook