Governo e parceiros de desenvolvimento em Moçambique reforçam compromisso para mais Investimento no Desenvolvimento da Primeira Infância

26 Fevereiro 2022
Governo e parceiros de desenvolvimento em Moçambique reforçam compromisso para mais Investimento no Desenvolvimento da Primeira Infância
UNICEF/2022

MAPUTO, 25 de Fevereiro, 2022 – A segunda mesa redonda de alto nível com foco na discussão e compromissos sobre aumento de investimento na área de Desenvolvimento da Primeira Infância em Moçambique, realizou-se hoje (25 de Fevereiro) em Maputo. A mesma, juntou  decisores governamentais, parceiros de desenvolvimento, sector privado e organizações da Sociedade civil. A primeira realizou-se em 2021 com o mesmo propósito.

O evento de um dia, co-organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância (RDPI) discutiu as visões e perspectivas dos diferentes intervenientes da Sociedade em termos da importância da Primeira Infância assim como o investimento nesta área. O evento, foi dirigido por Dra Páscoa Sumbana, Directora Nacional Adjunta da Criança (MGCAS), em representação de Sua Excelência Nyeleti Mondlane Ministra do Género, Criança e Acção Social.

Investir nos primeiros anos de vida é uma das escolhas mais inteligentes que Estados, Empresas, Comunidades e Famílias, podem fazer para garantir o desenvolvimento da Sociedade. Os primeiros anos de vida têm um impacto profundo no desenvolvimento do cérebro e na saúde física e mental, influenciando a capacidade de aprender na escola e, a longo prazo, de adquirir as competências necessárias para criar oportunidades ao longo da vida (UNICEF, 2021).

Um investimento nos primeiros anos de vida é uma abordagem estratégica baseada em evidências que pode aumentar a equidade e garantir o cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o Objetivo 4.2. O investimento em crianças pequenas desfavorecidas reduz a desigualdade, aumenta a segurança e a produtividade da sociedade em geral (Heckman and Masterov, 2007). Os potenciais retornos excedem os custos de investimento no Desenvolvimento da Primeira Infância (Banco Mundial, 2015).

Participantes assumiram o compromisso de  incrementarem o investimento nesta área crucial do desenvolvimento humano, porque só com um bom investimento poder-se-á gradualmente reduzir os níveis de malnutrição em crianças abaixo de 5 anos, que se situa nos 43%, aumentar o acesso aos serviços de educação de infância que no momento se situam abaixo de 4%, para além de tantas outras áreas vitais para o desenvolvimento das crianças desde a concepção até à idade de ingresso na escola primária.

Ao mesmo tempo, o UNICEF e parceiros mantêm o seu compromisso de expansão das suas actividades na área de Desenvolvimento da Primeira Infância, trabalhando em estreita colaboração com o Governo de Moçambique de forma a impulsionar mais o Desenvolvimento e Educação das crianças em Moçambique.

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook