Entrega de 45 máquinas de costura e start-up kits de costura para homens e mulheres com deficiência

23 Julho 2020
A Light for the World e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio financeiro do governo da Noruega, tem estado a desenvolver diversas actividades em resposta à COVID-19 com foco no apoio a Pessoas Com deficiência. Como exemplo duma dessas actividades, foram capacitados 47 homens e mulheres com deficiência em produção de máscaras feitas com material local observando-se as recomendações do  Ministério da Saúde.
Light for the World/2020/Miraldina Jose de Artur Gabriel

Beira, SOFALA - A Light for the World e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com apoio financeiro do governo da Noruega e da Áustria, tem estado a desenvolver diversas actividades em resposta à COVID-19 com foco no apoio a pessoas com deficiência. Como exemplo duma dessas actividades, foram capacitados 47 homens e mulheres com deficiência em produção de máscaras feitas com material local observando-se as recomendações do Ministério da Saúde.

Os beneficiários fazem parte dos programas de Reabilitação Baseada na Comunidade (RBC) a nível dos distritos de Búzi, Gorongosa, Dondo e Beira, os quais haviam sido formados em corte e costura no ano de 2015 e 2018 respectivamente, numa parceria entre a Light for the World e a Young África.

Os formandos mais destacados nessas duas acções de formação, foram seleccionados para se beneficiarem de 50 máquinas de costura e start-up kits de modo a iniciarem seus próprios negócios de produção de máscaras, como alternativa às suas fontes de rendimento, ora descontinuadas, em consequência do distanciamento social, como medida de prevenção contra a COVID-19.

Esta iniciativa surge numa altura em que os números de transmissão local pelo coronavírus tem estado a aumentar de forma exponencial e, consequentemente, quando se verifica uma enorme procura de máscaras e viseiras para a protecção individual. Espera-se que o apoio a estas pessoas não se limite apenas a estes start-up kits mas, a provisão de produtos que outras organizações, principalmente as que têm apoiado as pessoas mais vulneráveis com kits de protecção, incluindo máscaras e viseiras, que procurassem este grupo de beneficiários através de suas associações, para que façam encomendas com eles como forma de apoiá-los e empoderá-los financeiramente.

A cerimónia de entrega das máquinas de costura e os start-up kits, teve lugar no dia 24 de Julho, no escritório da Associação dos Deficientes de Moçambique (ADEMO), no bairro da Manga, e contou com a presença do Governo Provincial, do Director Nacional da Light for the World e de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Sofala.

 

Contacto para os media

Gabriel Pereira
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 316 5390
Claudio Fauvrelle
Communication Officer
UNICEF Moçambique
Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook