Embaixada Real da Noruega vai apoiar esforços de recuperação pós-ciclones Idai e Kenneth

30 Agosto 2019
Embaixada Real da Noruega apoia ao PMA e ao UNICEF nos esforços de recuperação pós-ciclones Idai e Kenneth - Assinatura de Acordos de Financiamento
UNICEF Moçambique/2019/James Aldworth

Maputo, Moçambique - O Programa Mundial para a Alimentação das Nações Unidas (PMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) iniciaram em Agosto de 2019 programas de recuperação resiliente e melhor pós-ciclones Idai e Kenneth, findo o período de resposta emergencial. Para fazer face às necessidades das populações vulneráveis mais afectadas por ambos os desastres naturais, as duas agências da ONU lançaram apelos para o financiamento à recuperação de médio e longo prazos.

Durante a resposta de emergência ao Idai e Kenneth, o PMA alcançou 1,8 milhão de pessoas com assistência alimentar e cupões, e o UNICEF e os parceiros alcançaram mais de 620.000 pessoas com actividades de saneamento e promoção de higiene, práticas seguras de tratamento de água no ponto de uso, protecção de pessoas vulneráveis contra abusos e exploração, vacinação contra a cólera e espaços para aprendizagem e recreio de crianças.

Findo o período de alívio de emergência, o PMA está agora a concentrar seus esforços na proteção e promoção de meios locais para alcançar a segurança alimentar e nutricional, como uma transição para a recuperação e estabelecimento de uma base para fortalecer a resiliência a longo prazo. Isso inclui apoiar meios de subsistência locais, mercados locais, infraestruturas locais e programas locais de proteção social, além de promover vínculos comerciais com áreas não afectadas por meio de sistemas e programas nacionais.

Ademais, crianças com deficiência em comunidades afectadas por crises - especialmente meninas e crianças desacompanhadas, e que tenham perdido seus cuidadores adultos ou perdido um dispositivo de assistência - correm maior risco de serem expostas a violência física ou sexual, abuso e exploração e têm maiores dificuldades para aceder aos poucos serviços disponíveis. O UNICEF está comprometido em tornar a acção humanitária inclusiva às pessoas com deficiência e garantir que os serviços humanitários sejam totalmente acessíveis e que os esforços de reconstrução estejam sendo realizados tendo em consideração a inclusão e o princípio de “Não deixar Ninguém para trás”.

Em resposta aos apelos de ambas as agências, a Embaixada Real da Noruega em Moçambique vai financiar os seus programas, nomeadamente: em 18 milhões de Coroas Norueguesas ao PMA para a Recuperação Inicial Pós-Idai; e em 19 milhões de Coroas Norueguesas ao UNICEF no apoio a Pessoas Com Deficiência.

Contacto para os media

Gabriel Pereira

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 316 5390

Claudio Fauvrelle

Communication Officer

UNICEF Moçambique

Telefone: +258 82 305 1990

Sobre o UNICEF

O UNICEF trabalha em alguns dos lugares mais difíceis do mundo, para chegar às crianças mais desfavorecidas. Para salvar as suas vidas. Para defender os seus direitos. Para ajudá-las a alcançar o seu verdadeiro potencial. Presentes em 190 países e territórios trabalhamos para cada criança, em qualquer parte, todos os dias, para construirmos um mundo melhor para todos. E nunca desistimos. Para mais informação sobre o UNICEF e seu trabalho para cada criança, visite www.unicef.org.mz

Siga as actividades do UNICEF no Twitter e Facebook